background

Birdwatching no Tejo e mais além

Programa:

1º Dia:

No que diz respeito à avifauna, o Estuário do Tejo é a zona húmida mais importante de Portugal e uma das mais importantes da Europa. A área protegida do Estuário do Tejo, que integra a Reserva Natural do Estuário do Tejo, abrange mais de 14.000 hectares e está incluída na Lista das Zonas Húmidas de Importância Internacional (Convenção de Ramsar).

Esta área é conhecida pela sua diversidade de aves, incluindo limícolas, patos e outras aves aquáticas, mas também inclui habitats florestais, como montados de sobreiro e pinhais, e áreas de lezíria. Já foram registadas cerca de 250 espécies de aves nesta região.

Durante a visita, serão explorados habitats ricos em avifauna, como águas abertas, lamas entre-marés, sapais, salinas, arrozais, caniçais, praias fluviais, lagoas de água doce, montados de sobreiro, pinhais, eucaliptais, choupais, salgueirais e lezíria.

O Estuário do Tejo oferece uma experiência rica em observação de aves e natureza durante todo o ano. Durante o inverno, é possível observar mais de 120.000 aves aquáticas, enquanto na primavera e no outono a diversidade de espécies é máxima, podendo-se observar mais de 100 espécies num único dia. No verão, a zona do estuário serve de local de nidificação para cerca de 100 espécies, muitas das quais provenientes de África.

O tour começa com a travessia da Ponte Vasco da Gama, seguida de uma paragem para observar flamingos. Em seguida, há uma visita à adega do Catapereiro, onde é possível provar vinhos da região. Depois, segue-se em direção ao Estuário do Tejo, passando por pastagens com gado, cavalos lusitanos e arrozais. Dentro da Reserva Natural, será feito um passeio a pé ou de carro elétrico nas lagoas do EVOA. Após uma pausa para lanche, o tour continua em direção a Charneca do Infantado, onde será realizado um percurso pelo montado para observar as aves passeriformes típicas deste habitat português.

2º Dia:

No segundo dia, após descansar no alojamento no coração da floresta, o tour continuará em direção ao sul, terminando junto à Barragem de Vale Cobrão.

Na região do Alentejo, o passeio inclui uma visita às áreas de Castro Verde e Mértola, que combinam diversos habitats de grande beleza e riqueza em avifauna. Parte da área visitada está incluída em duas Zonas de Proteção Especial: a ZPE de Castro Verde e a ZPE do Vale do Guadiana, que abrange o Parque Natural do Vale do Guadiana.

Castro Verde é a área mais importante de Portugal para a conservação de aves estepárias e foi declarada Reserva da Biosfera da UNESCO em 2017. Aqui é possível observar facilmente espécies como a águia-caçadeira, a abetarda, o sisão, o grou, o alcaravão, o cortiçol-de-barriga-preta, o rolieiro, o francelho e a calhandra-real, dependendo da época do ano.

O Vale do Guadiana é especialmente importante para as aves rupícolas e é a melhor região de Portugal para espécies como a águia-imperial-ibérica e o andorinhão-cafre. Outras espécies carismáticas que podem ser observadas incluem a cegonha-preta, o grifo, o abutre-preto, a águia-real, a águia-de-bonelli, a perdiz-do-mar, o cuco-rabilongo, o bufo-real, o noitibó-de-nuca-vermelha, o peto-real-ibérico, o papa-figos, a toutinegra-do-mato, a toutinegra-de-bigodes e o solitário.

Durante o tour, também é possível avistar mamíferos como veado, gamo, muflão, javali, saca-rabos e lebre. O Vale do Guadiana é a única região do país onde a observação do lince-ibérico começa a ser regular, embora sempre imprevisível.

O itinerário do tour abrange uma variedade de habitats, incluindo terrenos abertos com searas ou pousios, montados de azinho, pinhais de pinheiro-manso, olivais, eucaliptais, matos mediterrânicos, vales fluviais escarpados, rios, barragens e açudes.

As melhores épocas do ano para esta visita são a primavera e o inverno, mas a observação de aves nesta região do Baixo Alentejo é fascinante em qualquer altura do ano.

Algumas espécies que poderá observar:

Abetarda, Abetouro, Abelharuco, Abibe-sociável, Abutre-pedrês, Abutre-preto, Açor, Alcaravão, Alvéola-amarela, Alvéola-branca, Andorinha-das-rochas, Andorinha-dos-pauis, Andorinha-cafre, Andorinha-pequena, Andorinhão-cafre, Andorinhão-pálido, Arcebispo, Bico-de-chumbo-malhado, Bico-de-lacre, Bico-grossudo, Bufo-pequeno, Bufo-real, Calhandra-real, Calhandrinha, Camão, Canário-da-terra, Cartaxo-comum, Cegonha-branca, Cegonha-preta, Chapim-de-mascarilha, Chapim-de-poupa, Chapim-rabilongo, Charneco, Chasco-cinzento, Chasco-ruivo, Chilreta, Colhereiro, Combatente, Coruja-das-torres, Coruja-do-nabal, Corvo, Cotovia-de-poupa, Cotovia-dos-bosques, Cotovia-escura, Cuco-rabilongo, Escrevedeira, Escrevedeira-dos-caniços, Estorninho-preto, Felosa-de-papo-branco, Felosa-poliglota, Felosinha-ibérica, Flamingo, Fuselo, Gaivina-de-asa-branca, Gaivina-dos-pauis, Gaivota-das-pradarias, Gaivota-de-bico-riscado, Gaivota-de-cabeça-preta, Garajau-grande, Garça-branca-grande, Garça-vermelha, Garçote-comum, Ganso-bravo, Ganso-de-bico-curto, Ganso-de-testa-branca, Ganso-marisco, Gavião, Gavião-peneireiro, Gavião-preto, Gaviãozinho, Geraldo, Glinheiro, Goraz, Gralha-preta, Grou, Guarda-rios, Ibis-preta, Javali, Laverca, Maçarico-de-bico-comprido, Maçarico-sovela, Mainá-de-crista, Marreca-de-asa-azul, Marrequinha-americana, Milheirinha, Milherango, Mocho-de-orelhas, Mocho-galego, Noitibó-de-nuca-vermelha, Pardal-espanhol, Pardal-francês, Pardilheira, Papa-figos, Papa-ratos, Pelicano-branco, Perdiz-comum, Perdiz-do-mar, Perna-amarela-pequena, Perna-verde-fina, Perna-vermelha-bastarda, Petinha-ribeirinha, Pêrra, Pica-pau-galego, Picanço-barreteiro, Picanço-real, Piadeira-americana, Pilrito-acanelado, Pilrito-de-colete, Poupa, Prenúncio, Rola-brava, Rouxinol-bravo, Rouxinol-comum, Rouxinol-dos-caniços, Rouxinol-grande-dos-caniços, Sisão, Solitário, Tagaz, Tartaranhão-cinzento, Tecelão-de-cabeça-preta, Tordoveia, Tordo-zornal, Torcicolo, Toutinegra, Toutinegra-dos-valados, Toutinegra-do-mato, Toutinegra-real-ocidental, Toutinegra-tomilheira, Trepadeira, Tuim-de-orelhas, Velha, Verdilhão, Víbora-cornuda.

Transporte incluído desde o concelho de Lisboa (excepto zona histórica), outros locais sob orçamento.

Disponibilidade: Terça a Domingo | Duração: 2 dias | Grau de dificuldade: Fácil 

Desde:290€/pax 

Máximo: 8 pessoas

IVA à taxa legal em vigor

Não inclui refeições.