Planeamento de Visita de Estudo

As nossas garantias:

Recebemos apenas uma escola por dia, de modo a garantir a segurança de todos, nestes tempos de pandemia;

- Respeitamos as "bolhas" estabelecidas pela escola, dividindo os grupos dentro desses limites, tendo no máximo 15 alunos por guia;

- Procuraremos que grande parte das atividades sejam usufruindo dos recursos naturais, no exterior, em espaços amplos, mantendo todo o distânciamento necessário;

- O equipamento será de uso individual, ou quando isso não seja possível (ex. no caso dos telescópios), desinfetado a cada utilização;

- Os espaços comuns, cadeiras, maçanetas, torneiras são higienizados regularmente;


Para quando agendar a visita?

Ao definir a data da visita a uma reserva natural, para além do enquadramento nas temáticas curriculares a abordar, deverá ter em conta as dinâmicas naturais que ocorrem ao longo do ano.

Qual a melhor altura para observar aves no EVOA?

Poderá utilizar esta visita como um recurso de introdução, consolidação, recapitulação e/ou motivação para as temáticas a abordar durante o ano letivo. Não se exige que a matéria seja abordada previamente em sala de aula.

A saída de campo está sempre garantida, mesmo em dias de chuva, vento ou calor intenso, conseguimos proporcionar uma visita confortável aos alunos. Os observatórios são cobertos e o centro de interpretação dispõe de todas as comodidades.


Custo da visita de estudo

  • Meio-dia - 6€/aluno
  • Dia inteiro - 9€/aluno

Entrada gratuita de 1 professor por cada 6 alunos no caso da Pré-escolar e I ciclo. Entrada gratuita de 1 professor por cada 10 alunos para os restantes ciclos de ensino.

*Não incluí transporte, nem refeições. Valores para grupos mínimos de 15 alunos, caso o grupo seja inferior a 15 alunos, contacte-nos.

Deverá enviar a Ficha de Inscrição para o nosso e-mail.


Atividades antes, durante e após a visita

- Apresentação prévia

Disponibilizamos aos professores uma apresentação sobre o EVOA. Este recurso poderá ser utilizado na contextualização dos alunos à visita.

EVOA na Escola

O EVOA disponibiliza diversas atividades complementares que poderão ser realizadas nas escolas, antes ou após a visita ao EVOA.

Podendo também ser realizadas isoladamente.

- .Visita Virtual ao EVOA

Aproveitamos as novas tecnologias para colocar os alunos a observar aves em direto nas lagoas do EVOA. Ou a fazer perguntas aos investigadores que trabalham no terreno. Entre outras atividades. 


O dia da visita ao EVOA

Os guias do EVOA recebem os alunos (caso venham de autocarro e seja possível,c onsiderando a logística), na entrada na lezíria, localizada à direita imediatamente após a Ponte de Vila Franca de Xira (Direção VFX-Porto Alto), apoiando na interpretação da paisagem até ao Centro de Interpretação (percurso de autocarro de 12Km).

Ao chegar ao EVOA, os alunos, divididos em grupos de aproximadamente 15 elementos (dentro da mesma turma), são acompanhados permanentemente por guias especializados realizando as diversas atividades que vão ao encontro dos conteúdos curriculares, sempre que possível numa abordagem interdisciplinar.

Reconhecemos que nem todos aprendemos da mesma forma. As nossas várias aptidões permitem-nos compreender mais plenamente o que nos rodeia, tal como demonstrado por Howard Gardner, na sua teoria das Inteligências Múltiplas. As propostas que apresentamos recorrem a todas elas, procurando tirar partido, não só da riqueza natural do meio, mas também dos diversos talentos dos alunos que recebemos.

Para facilitar, indicamos quais as inteligências mais trabalhadas em cada uma das atividades:

espacial   naturalista  lógico-matemática  linguística  

 musical  corporal-cinestésica interpessoal    intrapessoal

Conheça as atividades propostas para cada ano de ensino


Atividades extra

Disponibilizamos aos docentes sugestões de atividades ou de pequenos projetos a desenvolver em sala de aula.

Interação com o EVOA

Os alunos terão oportunidade de expor os trabalhos desenvolvidos após a visita ao EVOA, no Centro de Interpretação, mediante condições a definir com os professores.