Visita Virtual ao EVOA

Gostaria de trazer a natureza e vida selvagem até aos seus alunos?

As visitas virtuais ao EVOA são possíveis, estando os alunos na escola ou nas suas casas.

Desde sessões de observação de aves nas lagoas, a atividades de role-play, descubra as propostas que temos disponíveis.

Cada atividade tem 30 a 50 minutos de duração e um valor único de 25€, independentemente do número de ligações e de turmas. Poderemos adaptarmo-nos ao sistema implementado com os alunos, entrando como convidados ou enviar o nosso próprio link. Faça Zoom no EVOA!

Sessão de Observação de Aves em Direto

Utilizando um adaptador os alunos conseguirão ver através do telescópio as aves que se encontram numa das lagoas do EVOA, o Guia ajudará na identificação das espécies e comportamentos.

Conteúdos adicionais por ciclo:

2º Ciclo: modos de locomoção, o que fazem e comem as aves que estão na lagoa, adaptações morfológicas e comportamentais ao meio;

3º Ciclo e secundário: Que aves se encontram no EVOA nesta altura do ano, de onde vieram, onde nasceram. Como sabem quando migrar. O fotoperíodo. A variação da temperatura com a latitude, impacto nas aves. Caracterização do habitat e posição na cadeia trófica do estuário através da observação das espécies;

Ciclo(s) de ensino abrangidos: Pré-escolar ao secundário      

Jogo dos Sons

Os alunos treinarão os ouvidos e também a voz, criando e aprendendo algumas onomatopeias.

Em seguida, serão convidados a fazer uma sessão de escuta no recreio.

Ciclo(s) de ensino abrangidos: Pré-escolar e 1ºciclo

Faz como as aves

Atividade de interação entre o nosso guia (explorador da natureza) que utiliza o desenvolvimento da propriocepção como ferramenta para conhecer as aves e o seu comportamento;

Usando a proprioceção, vamos pôr os alunos a mexer. Aao imitar as aves, conhecerão e apreenderão os comportamentos e outras particularidades de algumas delas:

O que come a Garça-real? Como faz para se alimentar?

Porque motivo o flamingo ou o pernilongo dormem só numa pata?

Ciclos abrangidos: pré-escolar e 1º ciclo

Desvendando os mistérios da Coruja-das-torres

A lezíria Sul de Vila Franca de Xira possui as mais altas densidades de corujas-das-torres do mundo, em algumas alturas do ano! Quem são estas corujas? De onde vêm? O que fazem na lezíria? Quanto tempo ficam? Para onde vão? Que pistas nos deixam e como nos ajudam a descobrir a diversidade de micromamíferos que existem aqui?

Inclui a abertura de uma regurgitação e a utilização de guias de identificação de micromamíferos.

Poderemos enviar egagrópilas para que os alunos experimentem identificar os micromamígeros consumidos.

Ciclo(s) de ensino abrangidos: 3º ciclo ao Secundário    

Os impactos do Homem no ecossistema 

Através de uma atividade dinâmica e divertida (Role-play), os alunos refletirão sobre os impactos das ações do homem em alguns grupos de seres vivos que fazem parte deste ecossistema.  Facultado acesso ao filme: "O Homem o Território e a Água"

Ciclos abrangidos: 3º Ciclo e Secundário

 

Ordenamento do Território

Perspetiva de satélite e atividade de role-play

Utilizando imagens de satélite levamos os alunos a viajar pela Lezíria de Vila Franca de Xira fazendo o percurso do rio Tejo até ao Estuário.

Ao longo deste passeio virtual ficamos a conhecer que atividades humanas existem na Lezíria e quais as características que fazem do Estuário do Tejo um local tão rico em biodiversidade.

O guia chamará a atenção para aspetos associados ao uso do solo e ordenamento do território, incluindo uma atividade de role-play.

Ciclos abrangidos: 3º Ciclo e Secundário

Na pele do investigador 

Nesta atividade os alunos poderão ver o trabalho de campo de investigação e conservação desenvolvido no EVOA.

Os alunos poderão ainda ter a sorte de assistir à anilhagem de passeriformes e/ou anatídeos e esclarecer todas as suas dúvidas em primeira mão. 

Ciclos abrangidos: 1º ciclo a secundário