EVOA na Escola

Canta, Voa e Eleva-te - Como as Aves

Atividade enquadrada no tema de 2021 do Dia Mundial das Aves Migratórias

As aves são incríveis, um dos grupos de animais com maior diversidade no mundo e de longe as mais bonitas wink.

Passaremos momentos muito divertidos a fazer como as aves:

Usando a proprioceção, vamos pôr os alunos a mexer. Aao imitar as aves, conhecerão e apreenderão os comportamentos e outras particularidades de algumas delas:

O que come a Garça-real? Como faz para se alimentar?

Porque motivo o flamingo ou o pernilongo dormem só numa pata?

Em seguida, treinarão os ouvidos e também a voz, criando e aprendendo algumas onomatopeias. Por fim farão uma pequena atividade de escuta no exterior, ao fazê-lo os alunos passarão a apreciar o silêncio.

Por fim, vão planar como as cegonhas, os abutres e outras aves de rapina ou voar como os irrequietos passarinhos, num jogo de apanhada muito especial.  Enquanto compreendem o que significa e porque migram as aves.

Ciclo(s) de ensino abrangidos: Pré-escolar e 1º Ciclo

As aves do EVOA de visita à escola

Os alunos, usando binóculos cedidos pelo EVOA (e devidamente higienizados) e uma lista ilustrada das aves, irão em busca das aves que invadiram o recreio da escola.

Conhecerão também o que comem e onde cada uma delas faz os seus ninhos, num jogo de correspondências que colocará o corpo a mexer.

Ciclo(s) de ensino abrangidos: Pré-escolar e 1º ciclo

Sente o estuário e protege-o

O estuário do Tejo é uma das 10 zonas húmidas mais importantes da europa. Através de jogos e atividades práticas os alunos compreendem o que é o estuário, como o oceano, o sol e a lua o influenciam, que seres vivos existem no estuário e porque precisamos protegê-lo.

Material Necessário: 2 tubos de ensaio, suporte para tubos de ensaio, espátula, água destilada e NaCl; 1 arco de ginásio; 2 cordas com diferentes comprimentos.

Ciclo(s) de ensino abrangidos: 1º e 2º ciclos

Migradores admiráveis

Após a apresentação inicial, os alunos participam em três jogos que abordam as temáticas da migração de aves e peixes. Os alunos passam a valorizar as zonas húmidas, compreendendo a sua importância para as aves e peixes migradores; são familiarizados com ciclos de vida de algumas espécies do estuário do Tejo, com os desafios que enfrentam e com o impacto das ações dos humanos;

Material necessário: Área exterior (coberta ou mesmo fechada, em caso de chuva)

Ciclo(s) de ensino abrangidos: 1º ciclo e 2º ciclo

Seguindo as aves migradoras do EVOA

A migração ainda reserva muitos mistérios, fascinando todos os que procuram compreender este fenómeno. Todos os anos chegam ao EVOA, aves provenientes de diversas partes do mundo. Neste dia iremos acompanhar os movimentos realizados por algumas das aves encontradas no EVOA. Os alunos ficarão familiarizados com algumas técnicas utilizadas para o estudo das aves, como a anilhagem; refletirão sobre os vários aspetos relacionados com a migração: O que leva as aves a migrar? Como “sabem” qual é a altura certa para migrar? Que estratégias utilizam?; e analisarão a migração à luz da teoria de Darwin.

Material necessário: Projetor

Ciclo(s) de ensino abrangidos: 3º ciclo e secundário      

Desvendando os mistérios da Coruja-das-torres

A lezíria Sul de Vila Franca de Xira possui as mais altas densidades de corujas-das-torres do mundo, em algumas alturas do ano! Quem são estas corujas? De onde vêm? O que fazem na lezíria? Quanto tempo ficam? Para onde vão? Que pistas nos deixam e como nos ajudam a descobrir a diversidade de micromamíferos que existem aqui?

Material necessário:Pinças e agulhas de dissecação; Placa de Petri; Régua; Tina; Frasco de lavagem com água; Papel absorvente; Lupa binocular

Ciclo(s) de ensino abrangidos: 3º ciclo ao Secundário    

Ilustração e ciência

A ilustração para ciência tem sido muito importante e continua a ser uma ferramenta muito utilizada em várias áreas da ciência: desde a medicina à ornitologia.

A atividade começa com a visualização de um pequeno filme sobre o trabalho do ilustrador científico, os alunos poderão observar uma das ilustrações originais feitas pelo ilustrador que colaborou com o EVOA – Pedro Fernandes e ilustrações existentes em guias de campo.

Em seguida, os alunos são desafiados a experimentar, primeiro com o apoio do ilustrador e depois observando imagens de aves numa das lagoas do EVOA.

Ao terminar a atividade, espera-se que os alunos compreendam o papel da ilustração na ciência e que se sintam incentivados a utilizar a ilustração para comunicar/sintetizar ideias.

Material necessário: Projetor; os alunos deverão ter papel de desenho, lápis de carvão B HB e H e lápis de cor.

Ciclo(s) de ensino abrangidos: 2º ciclo ao Secundário

Um alimentador para as aves da escola

No estuário do Tejo podemos encontrar cerca de 200 espécies diferentes de aves, o que é comum a todas elas e o que as distingue? Através de atividades práticas os alunos compreendem o que permite as aves voar, como se alimentam e quais os principais grupos de aves. Ao construírem o alimentador para as aves, os alunos refletem sobre as espécies que podem encontrar perto da sua escola, estimulando a sua curiosidade e incentivando-os a estarem mais atentos ao que ocorre à sua volta.

Material Necessário: embalagens usadas com e/ ou sem pega (ex.: garrafas, embalagem de detergente da roupa); arroz, alpista, migalhas de bolo, maçã, ou frutos secos; colheres de pau; lápis, corda de nylon ou outra.

Ciclo(s) de ensino abrangidos: 1º ciclo ao Secundário     

Condições

Aplicável a escolas integradas nos seguintes concelhos da região de Lisboa e Vale do Tejo: Alcochete; Alenquer; Almada; Almeirim: Alpiarça; Amadora; Arruda dos Vinhos; Azambuja; Barreiro; Benavente; Cartaxo; Cascais; Chamusca; Coruche; Golegã; Lisboa; Loures; Moita; Montijo; Odivelas; Oeiras; Rio Maior; Salvaterra de Magos; Santarém; Seixal; Sintra; Sobral de Monte Agraço; Torres Vedras; Vila Franca de Xira

Turmas abrangidas

Número mínimo num dia: 100 alunos (no caso de menor número de alunos poderá estar sujeito a pagamento da diferença)

Os alunos poderão pertencer a diferentes turmas, ciclos e/ ou disciplinas dentro da mesma escola/agrupamento.

Poderão ser várias sessões realizadas ao longo do dia, tendo (sempre que possível) no máximo 30 alunos em simultâneo.

Duração das atividades

Em cada turma, poderão optar por uma das atividades disponíveis, todas elas têm a duração de 90 min;

Custo da atividade

2€ por aluno


Ficha de Inscrição

A ficha de inscrição deverá ser enviada para o nosso e-mail.