O papel dos Guias de Natureza na Sociedade atual

O papel dos Guias de Natureza na Sociedade atual

Saiba mais sobre a formação: Curso B-learning de Guias de Natureza para a Sustentabilidade - 24 a 29 de janeiro e 5 de fevereiro

Entrevista

Sandra - Obrigada por estares aqui para falarmos um pouco sobre este assunto, que nos diz tanto aos dois, que é o papel do guia de natureza, na sociedade de hoje em dia, na formação de cidadãos ambientalmente mais conscientes. Para ti o que é fundamental para que o guia consiga impactar as pessoas?
Pedro - Olá Sandra, obrigada pelo convite. Na minha ótica, existem três princípios fundamentais para ser um bom guia de natureza.

O primeiro é a emoção e a paixão. Se as pessoas não gostarem do que estão a fazer não conseguem transmitir essa emoção para os visitantes.

A Outra, sem dúvida, o conhecimento. Ter um conhecimento alargado, no caso aqui do EVOA, a questão das marés, da sedimentação, dos arrozais, todos os ecossistemas que rodeiam a Reserva Natural do Estuário do Tejo.

Por fim a adaptabilidade, temos de ir de encontro ao público-alvo. Se é um público que quer tirar fotografias, nós temos de ir de encontro a essa necessidade. Se for escolas, temos de adaptar, sendo um 6º ano é uma linguagem, um 9º ano é outra. E também ter em conta o comportamento, por vezes não vale a pena estarmos com questões técnicas e podemos trabalhar outras questões. Ou seja, temos sempre 
que ver o nosso público-alvo e adaptar a visita. Nestes 30 anos que sou guia nunca fiz uma visita igual. As visitas nunca podem ser iguais. Para passar a emoção e conheciment corretamente, para a visita ser um sucesso e faça o click.

Sandra - No caso dos guias de natureza, temos de adaptarmos não só para com quem estamos a falar, mas também ao próprio ambiente que não é sempre igual, vai alterando e isso também é algo a ter em conta e será um dos aspetos que iremos abordar no próximo curso. Obviamente a parte do conteúdo, mas também a forma como apresentar esse mesmo conteúdo.

E qual é que tu consideras ser o papel do guia de natureza na sociedade atual?

Cada vez mais se fala em objetivos para o desenvolvimento sustentável. O que nós pertendemos numa visita a uma reserva natural?

Por vezes, saiem daqui famílias e alunos para quem a visita é determinante para decisões futuras. Quer às vezes voluntariado, coisas mais simples, mas muitas vezes até decisões sobre o que fazer "quando forem grandes", como se costuma dizer.
Se fôr transmitido da forma que como dizias transmite emoção, poderá contribuir para mudar uma vida.

Pedro - É isso mesmo Sandra, pode mudar vidas, crianças e jovens que venham ao EVOA e façam as nossas atividades, poderão sair daqui entusiasmadíssimo futuros biólogos e esse click vai fazer toda a diferença na nossa sociedade.

Uma história que aconteceu aqui, um visitante veio e gostou tanto da visita e ficou cá para ajudar nos nossos trabalhos de investigação como voluntário e mudou o seu plano, ficou cá ajudou nas borboletas noturnas e na anilhagem. Nas crianças também, durante a visita ver qualquer coisa extraordinária poderá impactar, fazer o tal "click" nesse jovem e nunca mais esquecer este momento e no futuro ser biólogo ou outra profissão qualquer, mas irá sempre contribuir para um melhor ambiente, desenvolvimento mais sustentável e uma natureza muito mais saudável.

Sandra - Muito brigada Pedro, por favor deixem o que vocês acham sobre este tema. Em breve, revelaremos mais informações sobre os conteúdos deste curso que decorrerá brevemente.

Pedro - Inscrevam-se!

Saiba mais sobre a formação.

Sexta, 7 de Janeiro de 2022