Destinado a: Ensino Secundário
O futuro da sustentabilidade começa com o planeamento inteligente do território e a recuperação de habitats degradados. Nesta atividade prática, os alunos do ensino secundário serão desafiados a explorar a importância do ordenamento territorial e da restauração de habitats nas zonas húmidas e no estuário do Tejo.
O que vamos explorar:
- Ordenamento do Território: Em pequenos grupos, os alunos irão projetar um “Plano Diretor Municipal” para uma zona húmida fictícia. Esta atividade inclui:
- Delimitação de áreas de conservação, recreação e desenvolvimento económico.
- Debates e role-plays para discutir e conciliar as necessidades de preservação ambiental com a expansão económica sustentável.
- A importância de garantir um equilíbrio entre a proteção da biodiversidade e as pressões de desenvolvimento humano.
- Restauração de Habitats: Simulação da criação de uma nova lagoa no estuário, onde os alunos terão de:
- Escolher as melhores técnicas para atrair diferentes espécies de aves, maximizando a diversidade e a disponibilidade de habitat.
- Resolver questões matemáticas relacionadas com áreas e perímetros, aplicando-as à gestão de recursos naturais e ao planeamento do espaço.
Disciplinas envolvidas:
- Geografia e Gestão do Território: Compreender a importância do ordenamento territorial para a gestão sustentável de zonas húmidas e ecossistemas.
- Biologia e Ecologia: Analisar as interações ecológicas que determinam o sucesso da restauração de habitats.
- Matemática: Aplicação prática de cálculos de áreas e perímetros no planeamento de habitats e na criação de cenários reais de gestão de recursos naturais.
Por que esta atividade é relevante? Esta é uma oportunidade única para os alunos perceberem como as decisões humanas moldam os territórios naturais e como a recuperação de habitats pode ter um impacto positivo nas comunidades de espécies e na resiliência ambiental. Ao participar, os alunos não só aprendem conceitos teóricos como também praticam competências de resolução de problemas, comunicação e trabalho em equipa.
Participe desta atividade inovadora e ajude a moldar o futuro da sustentabilidade!
Condições
Aplicável a escolas integradas nos seguintes concelhos da região de Lisboa e Vale do Tejo: Alcochete; Alenquer; Almada; Almeirim: Alpiarça; Amadora; Arruda dos Vinhos; Azambuja; Barreiro; Benavente; Cartaxo; Cascais; Chamusca; Coruche; Golegã; Lisboa; Loures; Moita; Montijo; Odivelas; Oeiras; Rio Maior; Salvaterra de Magos; Santarém; Seixal; Sintra; Sobral de Monte Agraço; Torres Vedras; Vila Franca de Xira
Turmas abrangidas
Número mínimo num dia: 100 alunos (no caso de menor número de alunos poderá estar sujeito a pagamento da diferença)
Os alunos poderão pertencer a diferentes turmas, ciclos e/ ou disciplinas dentro da mesma escola/agrupamento.
Poderão ser várias sessões realizadas ao longo do dia, tendo (sempre que possível) no máximo 30 alunos em simultâneo.
Duração das atividades
Em cada turma, poderão optar por uma das atividades disponíveis, todas elas têm a duração de 90 min;
Custo da atividade
2€ por aluno
A ficha de inscrição deverá ser enviada para evoa@evoa.pt