Destinado a: 1º, 2º e 3º Ciclo
Os predadores são, muitas vezes, vilões nas histórias infantis, mas na natureza têm um papel essencial. Esta visita permite desmistificar o papel das rapinas nos ecossistemas.
- Objetivo pedagógico: Os alunos vão aprender sobre a importância das rapinas na cadeia alimentar e o seu papel na manutenção do equilíbrio dos ecossistemas. A visita irá explorar como algumas rapinas estão ameaçadas e como os humanos podem ajudar na sua conservação.
- Atividades:
- Durante um percurso pela Lezíria, os alunos vão observar postes elétricos e aprender como estes são simultaneamente uma ameaça e um ponto de observação para espécies como a águia-pesqueira e a águia-de-asa-redonda.
- No EVOA, poderão observar estas rapinas em ação e compreender melhor as suas relações tróficas. Além disso, participarão num projeto de ciência cidadã, analisando pelotas de coruja-das-torres para estudar micromamíferos.
- Uma visita ao montado de sobro ensinará sobre as medidas de conservação de presas como o coelho, essenciais para a sobrevivência de rapinas.
- Na vinha, os alunos descobrirão o papel das aves na proteção da cultura e participarão numa atividade de role-play sobre como proteger essas aves predadoras dos perigos que enfrentam.
Valor por aluno:
Meio dia (só EVOA): 9€ (inclui carro elétrico)
Dia inteiro (EVOA+Charneca do Infantado): 18€
Oferta de marcador de livros – As Rapinas da Lezíria (sujeito ao stock existente)
Preencha o formulário de contacto ou envie desde já a ficha de inscrição com a data pretendida (sujeito a confirmação).