Nesta visita temática, os alunos terão a oportunidade de conhecer os projetos de investigação em curso na Companhia das Lezírias (CL), aplicando na prática o método científico para entender a importância das florestas, lagoas e das aves no ecossistema do Estuário do Tejo.
Atividades Meio-dia (no EVOA)
- Monitorização de Aves Migratórias e o Fenómeno da Migração
- Duração: 60 minutos
- Acompanhando o projeto Life Godwit Flyway, os alunos aprenderão sobre as técnicas usadas para estudar a migração das aves. Irão refletir sobre os fatores genéticos e adquiridos que influenciam o comportamento migratório, utilizando a atividade “Migração: Um Fenómeno Probabilístico”.
- Contagem e Identificação de Aves nas Lagoas do EVOA
- Duração: 30 minutos
- Os alunos vão aplicar o método científico ao tentar contar e identificar aves em movimento, utilizando binóculos e outros equipamentos, compreendendo os desafios de monitorização e gestão das lagoas como refúgio de maré para as aves migratórias do Estuário do Tejo.
- Estudo da Coruja-das-Torres (Projeto TytoTagus)
- Duração: 60 minutos
- O projeto TytoTagus demonstrou que a Companhia das Lezírias é um dos locais com a maior densidade de corujas-das-torres. Os alunos irão participar na análise de regurgitações para identificar micromamíferos, aprendendo como esta espécie é um bioindicador da saúde do ecossistema e como a CL incentiva a sua presença para controlar pragas e reduzir o uso de pesticidas nas vinhas.
Atividades adicionais Dia inteiro (Charneca do Infantado):
- Gestão da Floresta e Sumidouro de Carbono
- Duração: 90 minutos
- Na floresta da CL, os alunos descobrirão como o montado atua como sumidouro de carbono e participam em projetos de restauração ecológica, incluindo corredores ripícolas e medidas para aumentar a densidade de coelho-bravo, uma presa crucial para espécies ameaçadas como a águia-de-Bonellil.
Projetos de Conservação e Investigação Abordados:
- Life Godwit Flyway: Como gerir melhor os stopovers pode contribuir para reverter o declínio do milherango na Europa;
- Life LX Aquila: Identificação de Ferramentas para a conservação da águia-de-bonelli;
- Conservação da Perdiz-do-mar na Lezíria Sul (ICNF);
- TytoTagus: Estudo da dispersão pós-natal da coruja-das-torres (LABOR Univ. Évora).
Dia inteiro:
- Restauro ecológico de linhas de água e corredores ecológicos (CE3C – FCUL);
- Diversidade e abundância de mamíferos – como resposta ao multi-uso e às práticas de gestão (CE3C – FCUL);
- LIFEPLAN: Estudo global da biodiversidade (CE3C – FCUL);
- Mixed: Desenvolvimento de sistemas agroflorestais mistos para redução das emissões de GEE (CONSULAI – Lisboa).
Objetivos Pedagógicos:
- Biologia e Geologia: Aplicar o método científico para estudar as dinâmicas populacionais de aves e outros seres vivos.
- Ciências Ambientais: Compreender o papel das zonas húmidas e das florestas na mitigação das alterações climáticas.
- Educação para a Cidadania: Refletir sobre como o uso sustentável da terra pode apoiar a conservação da biodiversidade e promover ecossistemas equilibrados.
Competências Desenvolvidas:
- Pensamento Crítico: Analisar como os projetos de investigação podem contribuir para a sustentabilidade e a conservação.
- Inteligência Naturalista: Observar a interação entre a biodiversidade e a gestão dos recursos.
Este programa visa proporcionar uma experiência científica prática, permitindo aos alunos ver como as conclusões dos projetos de investigação estão a melhorar a gestão da Companhia das Lezírias, ao mesmo tempo que promovem a conservação e a sustentabilidade no território.
Valor:
Meio-dia (EVOA): 6€
Dia inteiro (EVOA + Charneca do Infantado da Companhia das Lezírias): 14€ ou 13€ (alunos ASE)