E se eu fosse investigador

secundário |15 a 120 alunos

desde 12€ /aluno

Nesta visita temática, os alunos terão a oportunidade de conhecer os projetos de investigação em curso na Companhia das Lezírias (CL), aplicando na prática o método científico para entender a importância das florestas, lagoas e das aves no ecossistema do Estuário do Tejo.

Atividades Meio-dia (no EVOA)

  1. Monitorização de Aves Migratórias e o Fenómeno da Migração
    • Duração: 60 minutos
    • Acompanhando o projeto Life Godwit Flyway, os alunos aprenderão sobre as técnicas usadas para estudar a migração das aves. Irão refletir sobre os fatores genéticos e adquiridos que influenciam o comportamento migratório, utilizando a atividade “Migração: Um Fenómeno Probabilístico”.

       

  2. Contagem e Identificação de Aves nas Lagoas do EVOA
    • Duração: 30 minutos
    • Os alunos vão aplicar o método científico ao tentar contar e identificar aves em movimento, utilizando binóculos e outros equipamentos, compreendendo os desafios de monitorização e gestão das lagoas como refúgio de maré para as aves migratórias do Estuário do Tejo.

       

  3. Estudo da Coruja-das-Torres (Projeto TytoTagus)
    • Duração: 60 minutos
    • O projeto TytoTagus demonstrou que a Companhia das Lezírias é um dos locais com a maior densidade de corujas-das-torres. Os alunos irão participar na análise de regurgitações para identificar micromamíferos, aprendendo como esta espécie é um bioindicador da saúde do ecossistema e como a CL incentiva a sua presença para controlar pragas e reduzir o uso de pesticidas nas vinhas.

       

Atividades adicionais Dia inteiro (Charneca do Infantado):

  1. Gestão da Floresta e Sumidouro de Carbono
    • Duração: 90 minutos
    • Na floresta da CL, os alunos descobrirão como o montado atua como sumidouro de carbono e participam em projetos de restauração ecológica, incluindo corredores ripícolas e medidas para aumentar a densidade de coelho-bravo, uma presa crucial para espécies ameaçadas como a águia-de-Bonellil.

Projetos de Conservação e Investigação Abordados:

  • Life Godwit Flyway: Como gerir melhor os stopovers pode contribuir para reverter o declínio do milherango na Europa;
  • Life LX Aquila: Identificação de Ferramentas para a conservação da águia-de-bonelli;
  • Conservação da Perdiz-do-mar na Lezíria Sul (ICNF);
  • TytoTagus: Estudo da dispersão pós-natal da coruja-das-torres (LABOR Univ. Évora).

 

Dia inteiro:

  • Restauro ecológico de linhas de água e corredores ecológicos (CE3C – FCUL);
  • Diversidade e abundância de mamíferos – como resposta ao multi-uso e às práticas de gestão (CE3C – FCUL);
  • LIFEPLAN: Estudo global da biodiversidade (CE3C – FCUL);
  • Mixed: Desenvolvimento de sistemas agroflorestais mistos para redução das emissões de GEE (CONSULAI – Lisboa).

Objetivos Pedagógicos:

  • Biologia e Geologia: Aplicar o método científico para estudar as dinâmicas populacionais de aves e outros seres vivos.
  • Ciências Ambientais: Compreender o papel das zonas húmidas e das florestas na mitigação das alterações climáticas.
  • Educação para a Cidadania: Refletir sobre como o uso sustentável da terra pode apoiar a conservação da biodiversidade e promover ecossistemas equilibrados.

Competências Desenvolvidas:

  • Pensamento Crítico: Analisar como os projetos de investigação podem contribuir para a sustentabilidade e a conservação.
  • Inteligência Naturalista: Observar a interação entre a biodiversidade e a gestão dos recursos.

Este programa visa proporcionar uma experiência científica prática, permitindo aos alunos ver como as conclusões dos projetos de investigação estão a melhorar a gestão da Companhia das Lezírias, ao mesmo tempo que promovem a conservação e a sustentabilidade no território.

 

Valor:

Meio-dia (EVOA): 6€

Dia inteiro (EVOA + Charneca do Infantado da Companhia das Lezírias): 14€ ou 13€ (alunos ASE)

desde 12€ /aluno

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