2º Ciclo

15 a 120 alunos

desde 7€ /aluno

Destinado a: Alunos do 5º e 6º anos (2º Ciclo)

Este programa oferece aos alunos uma visão ampla sobre os ecossistemas estuarinos e a sua relação com a geografia, história e preservação ambiental, ao mesmo tempo que desenvolvem competências em Português, Matemática, e Expressão Artística. Através de atividades interativas, os alunos aprenderão a registar observações científicas e artísticas, reforçando os seus conhecimentos de várias disciplinas.

Objetivos Pedagógicos:

  • Ciências Naturais: Explorar os ecossistemas do estuário e a biodiversidade local, abordando cadeias alimentares, adaptações dos seres vivos e fluxos de energia.
  • História e Geografia de Portugal: Relacionar a geografia do estuário com a ocupação humana e a evolução das atividades económicas da região.
  • Cidadania e Desenvolvimento: Promover atitudes de respeito e responsabilidade ambiental.
  • Português: Desenvolver a expressão escrita através de registos no caderno de campo e escrita criativa sobre temas de conservação e ecossistemas.
  • Matemática: Aplicar o raciocínio lógico em atividades de contagem, medição e análise de dados.
  • Educação Visual e Expressão Artística: Desenho de campo e composição visual, inspirados pela paisagem natural.

Atividades Base (Meio Dia)

  1. Percurso Interpretativo pela Lezíria e Estuário do Tejo
    • Duração: 15-30 minutos (cerca de 12 km em autocarro)
    • Ao longo deste percurso, os alunos irão observar a transformação da paisagem, relacionando a geografia da região com a ocupação humana ao longo do tempo. Ao chegar ao EVOA, serão incentivados a escutar os sons das aves e a registar as suas observações no caderno de campo.
      Competências / conteúdos: Familiarização com ambientes naturais (Ciências Naturais), transformações geográficas (História e Geografia de Portugal), expressão escrita (Português).

  2. O que Registar no Caderno de Campo?
    • Duração: 30 minutos
    • Atividade no Centro de Interpretação, onde os alunos aprenderão como registar dados científicos e artísticos, incluindo sons, pegadas e características das espécies observadas. O caderno de campo será utilizado como ferramenta interdisciplinar, combinando escrita descritiva e representação visual.

    • Nota: Necessário que cada aluno traga o seu caderno de campo e uma caneta (tamanho A6 ou A5). Para aqueles que preferirem, há a possibilidade de aquisição no EVOA (custo adicional de 3€/aluno).
      Competências / conteúdos: Observação científica (Ciências Naturais),  escrita descritiva (Português), desenho de campo (Educação Visual).

  3. Trajeto Interpretativo com Registos no Caderno de Campo
    • Duração: 30 minutos
    • Num percurso de 800m x 2, os alunos vão identificar e registar flora, insetos, aves, e outros seres vivos. Farão contagens de espécies e registos de comportamentos, utilizando o caderno de campo para registar os conhecimentos adquiridos.
      Competências  / conteúdos: Classificação de seres vivos (Ciências Naturais), contagem e registo de dados (Matemática).

  4. Sessão de Observação de Aves na Lagoa Principal
    • Duração: 30 minutos

Utilizando binóculos e telescópios, os alunos irão observar as aves da lagoa, com especial foco nas adaptações morfológicas e comportamentais das espécies. No 5º ano, o foco estará nos modos de locomoção e alimentação das aves. No 6º ano, será dada ênfase à cadeia alimentar e ao uso vegetação pelas aves.

Competências / conteúdos: Adaptações ao meio (Ciências Naturais), medição e análise de comportamentos (Matemática), descrição oral e escrita (Português).

Atividades Adicionais (Dia Inteiro)

Para uma visita de dia inteiro, os professores poderão escolher atividades adicionais para perfazer 150 minutos, com opções que complementam várias áreas curriculares:

  1. A Casa das Tyto (30 minutos)
    • Exploração da vida da coruja-das-torres, com foco nas suas penas e alimentação.
      Competências / conteúdos: Predadores e cadeias alimentares (Ciências Naturais), preservação de espécies (Cidadania).
  2. Macaca da Migração (30 minutos)
    • Atividade lúdica ao ar livre, onde os alunos compreenderão o fenómeno da migração das aves e a importância das zonas húmidas.
      Competências / conteúdos: Migração e habitats (Ciências Naturais),  relações geográficas (História e Geografia de Portugal).
  3. Desenho de Campo (30 minutos)
    • Atividade de expressão artística, onde os alunos desenham a paisagem e as espécies observadas durante a visita.
      Competências / conteúdos: Desenho e composição (Educação Visual), escrita descritiva (Português).
  4. Rapinas: A Importância dos Superpredadores (60 minutos)
    • Jogo interativo onde os alunos compreendem o equilíbrio entre predadores e presas no ecossistema do estuário.
      Competências / conteúdos: Cadeias alimentares e predadores (Ciências Naturais), preservação e responsabilidade ambiental (Cidadania).
  5. Percurso de Carro Elétrico com Observação do Estuário do Tejo (60 minutos)
    • Um percurso pelo estuário, observando a paisagem e a fauna local, com registos no caderno de campo.
      Competências / conteúdos: Ecossistemas aquáticos (Ciências Naturais),  transformação do território (História e Geografia de Portugal).

Enquadramento Curricular

Este programa está em conformidade com as Aprendizagens Essenciais das seguintes áreas:

  • Ciências Naturais: Explora os temas dos ecossistemas, cadeias alimentares e adaptações dos seres vivos.
  • História e Geografia de Portugal: Relaciona a geografia física do estuário e a sua transformação ao longo do tempo com a ocupação humana.
  • Português: Encoraja a expressão escrita e a criação de textos descritivos, com base nas observações realizadas.
  • Matemática: Promove o uso de habilidades como contagem, medição e organização de dados científicos.
  • Educação Visual: Estimula a expressão artística através do desenho de campo e composição visual.
desde 7€ /aluno

Cinco Passos para Identificar Aves

Ofereça uma experiência na Natureza!

Tour da Lezíria: Em busca dos Flamingos

Contacte-nos