Destinado a: Alunos do 1º Ciclo (1º ao 4º ano)
Este programa está desenhado para apoiar a compreensão das crianças sobre a importância da preservação da natureza, ao mesmo tempo que desenvolvem conhecimentos práticos e sensoriais sobre os ecossistemas da Lezíria e do Estuário do Tejo. Alinhado com o Programa Nacional de Estudo do Meio, este programa estimula a observação e a investigação direta, utilizando a exploração do meio como ferramenta pedagógica.
Objetivos Pedagógicos:
- Desenvolver a observação e a escuta dos sons da natureza.
- Compreender as relações entre os seres vivos e os ecossistemas.
- Desenvolver competências de orientação e de leitura de mapas.
- Trabalhar em atividades de interpretação da paisagem e da biodiversidade.
- Estimular a criatividade e expressão artística.
Atividades Base (Meio Dia)
- Percurso Interpretativo pela Lezíria e Estuário do Tejo
- Duração: 15-30 minutos (cerca de 12 km em autocarro)
- Neste percurso, os alunos irão aprender a reconhecer os elementos característicos desta paisagem, e ao chegarem, realizarão um exercício de escuta dos sons das aves, estimulando a percepção sensorial.
Competências / conteúdos: Exploração do ambiente natural (Estudo do Meio), compreensão oral (Português), escuta ativa (Música).
- Descobrindo a Biodiversidade
- Duração: 60 minutos
- Atividades lúdico-didáticas interativas na nova exposição do Centro de Interpretação: os alunos irão explorar a biodiversidade através de jogos educativos. Serão incentivados a descobrir e a compreender os ciclos e as adaptações das diversas espécies de flora, insetos, aves e mamíferos que ocorrem neste território, assim como aprender a identificá-los.
Competências / conteúdos: Biodiversidade e ecossistemas (Estudo do Meio).
- Orientação e Interpretação do Meio
- Duração: 30 minutos
- Atividade de orientação onde os alunos, com o auxílio de um mapa, irão procurar vestígios de mamíferos, identificar aves, insetos e plantas ao longo de um percurso (800m x 2).
Competências / conteúdos:Orientação espacial (Estudo do Meio), leitura de mapas e distâncias (Matemática).
- Sessão de Observação de Aves na Lagoa Principal
- Duração: 30 minutos
- Os alunos terão a oportunidade de observar diferentes espécies de aves aquáticas na Lagoa Principal, entendendo a sua relação com o ecossistema e o papel da água nas suas vidas.
Competências / conteúdos: Compreensão dos ciclos da natureza e comportamento animal (Estudo do Meio).
Opção Extra: Deslocação em carro elétrico (até 12 alunos) – Acresce 2€ por aluno.
Atividades Adicionais (Dia Inteiro)
Para uma experiência mais completa, os professores podem escolher atividades adicionais (totalizando até 120 minutos):
- A Casa das Tyto (30 minutos)
- Exploração da vida da coruja-das-torres: indicador da biodiversidade do estuário do Tejo.
Competências / conteúdos: Descoberta da fauna e ecossistemas (Estudo do Meio).
- Exploração da vida da coruja-das-torres: indicador da biodiversidade do estuário do Tejo.
- Macaca da Migração (30 minutos)
- Os alunos aprendem sobre a migração das aves e a importância das zonas húmidas, através de uma atividade lúdica.
Competências / conteúdos: A migração e os habitats (Estudo do Meio) coordenação motora.
- Os alunos aprendem sobre a migração das aves e a importância das zonas húmidas, através de uma atividade lúdica.
- A Vida num Charco (30 minutos)
- Observação microscópica da vida num charco, explorando as relações entre os seres vivos.
Competências / conteúdos: Relações tróficas (Estudo do Meio e Ciências Naturais).
- Observação microscópica da vida num charco, explorando as relações entre os seres vivos.
- Desenho de Campo (30 minutos)
- Uma atividade de desenho ao ar livre, onde os alunos são convidados a representar a natureza que os rodeia, explorando a sua criatividade e expressão.
Competências / conteúdos: Educação Visual e Expressão Artística.
- Uma atividade de desenho ao ar livre, onde os alunos são convidados a representar a natureza que os rodeia, explorando a sua criatividade e expressão.
- Rapinas: A Importância dos Superpredadores (30 minutos)
- Jogo onde os alunos irão compreender a importância das rapinas nos ecossistemas e reescrever histórias infantis do ponto de vista dos predadores.
Competências / conteúdos: Predadores e equilíbrio ecológico (Estudo do Meio), “re-escrita” criativa (Português).
- Jogo onde os alunos irão compreender a importância das rapinas nos ecossistemas e reescrever histórias infantis do ponto de vista dos predadores.
- Sessão de Observação de Aves na Lagoa Rasa (60 minutos)
- Através da observação direta, os alunos aprenderão como a profundidade da lagoa influencia a presença de diferentes espécies.
Competências / conteúdos: As aves aquáticas e habitats (Estudo do Meio)
- Através da observação direta, os alunos aprenderão como a profundidade da lagoa influencia a presença de diferentes espécies.
- Percurso de Carro Elétrico com Observação do Estuário do Tejo (60 minutos)
- Um passeio pelo estuário para observar a fauna e flora locais, num cenário privilegiado. Necessário carro elétrico.
Competências / conteúdos: Ecossistemas (Estudo do Meio).
- Um passeio pelo estuário para observar a fauna e flora locais, num cenário privilegiado. Necessário carro elétrico.
Valores
- Meio dia: Inclui as quatro primeiras atividades – 7€ por aluno. (Acresce 1€ caso pretendam almoçar nas nossas instalações)
- Dia inteiro: 10€ por aluno
Opção Extra: Carro elétrico – 2€ por aluno.
Enquadramento Curricular
Este programa está alinhado com o Programa Nacional de Estudo do Meio, abordando temas como a biodiversidade, a importância dos ecossistemas, e a preservação da natureza. Além disso, integra competências de Matemática (orientação e medidas), Português (expressão oral e escrita), Educação Visual e Expressão Artística, e Educação para a Cidadania.