STOP DeserTejo – Operações Participadas de Combate à Desertificação no Estuário do Tejo

Início: setembro 2022

Final: dezembro 2023

O projeto STOPDeserTejo é uma iniciativa inovadora e ambiciosa que visa enfrentar a crescente ameaça da desertificação no estuário do Tejo. 

Este projeto, promovido pela Companhia das Lezírias, o Município de Vila Franca de Xira e a Associação de Beneficiários da Lezíria Grande de Vila Franca de Xira, representa um esforço conjunto para restaurar ecossistemas críticos, promover a biodiversidade e capacitar a comunidade local para a transição climática. 

 

Este projeto pretende, através das suas ações e contando com a participação da comunidade, combater a desertificação através da beneficiação e restauro de ecossistemas mediterrânicos na Zona de Proteção Especial do Estuário do Tejo e em áreas de Reserva Ecológica Nacional ameaçadas por elevado risco de erosão em algumas encostas do concelho de Vila Franca de Xira, indo ao encontro dos objetivos constantes do AVISO CONVITE n.º 13/REACT-EU/2021 – “Apoio à transição Climática – Intervenções de Resiliência dos territórios face ao risco – Combate à desertificação através da rearborização e de ações que promovam o aumento da fixação de carbono e de nutrientes no solo”. Eixo VII – REACT-EU FEDER (OT 13-PI 13.1 FEDER) no quadro do COMPETE 2020.

 

Constituem objetivos específicos a alcançar pela Operação Stop DeserTejo, os abaixo discriminados:

− Preservação da regeneração natural e reflorestação do montado, incrementando o conhecimento sobre as melhores práticas a aplicar em sistema silvopastoril, na Charneca do Infantado da Companhia das Lezírias pertencente ao concelho de Benavente e da floresta mediterrânica nas encostas da Aguieira, Subserra e Sobralinho, no concelho de Vila Franca de Xira;

− Restauro ecológico de flora autóctone nas lagunas costeiras do EVOA e na margem ribeirinha mais urbanizada do concelho de Vila Franca de Xira, com vista a melhorar a qualidade e funcionalidade do solo e da sua biodiversidade;

− Recuperação de áreas agro-pastoris salinizadas, por via da melhoria da qualidade e disponibilidade de água doce no aproveitamento hidroagrícola da Lezíria Grande de Vila Franca de Xira – Lezíria Sul, aumentando a sua resiliência em períodos de seca prolongados.

 

Um marco distintivo do STOP DeserTejo passa, então, pela participação da comunidade (109 turmas, cerca de 3000 alunos), e seu envolvimento nas operações a realizar e acompanhamento da evolução e resultados do processo. Esta participação é fundamental para uma maior resiliência destes ecossistemas e da própria população que, ao ser diretamente envolvida adota naturalmente uma maior sensibilidade face à transição climática.

 

Em resumo, o STOP DeserTEJO tratou-se de um projeto multifacetado que associou a regeneração ambiental com o envolvimento comunitário, promovendo ações práticas de conservação e uma conscientização ambiental mais profunda. A integração das crianças e jovens nas atividades de campo foi particularmente notável, indicando um futuro promissor para a continuidade da preservação e apreciação do estuário do Tejo e seus ecossistemas.

Contacte-nos