Fundo ambiental Ganso do Egito
Início: Agosto 2024
Fim: Dezembro 2025
Este projeto tem como principal objetivo a melhoria do estado de conservação do património natural, por via da elaboração e implementação de um plano de ação para controlo de uma espécie de ave aquática invasora prioritária, o Ganso-do-Egito (Alopochen aegyptiaca), na região de Lisboa e Vale do Tejo, na Reserva Natural do Estuário do Tejo (com relevância para as lagoas do EVOA, localizadas na Lezíria Sul de Vila Franca de Xira), e Alentejo. Desta forma, é possível inferir que a área selecionada para intervenção é de extrema importância para a conservação de aves, sendo por isso importante agir perante a rápida dispersão de espécies invasoras, como é o caso do Ganso-do-Egito. A inclusão do Alentejo, em especial a área junto à barragem do Alqueva deve-se a ser a área com maior ocorrência da espécie em Portugal.
O plano de ação a implementar, pelas características do território, utilizará métodos físicos e/ou biológicos para o controlo do Ganso-do-Egito, que demonstraram ter sucesso noutros locais, com características equivalentes.
Esperamos que a implementação deste projeto contribua para o aumento do conhecimento e para a melhoria do estado de conservação do património natural, constituindo-se como um exemplo de boas práticas a nível nacional e europeu.