Missão: +5000 Milherangos no Estuário do Tejo
O Projeto
Início: Julho 2023 Final: Outubro 2030
Life Godwit Flyway – Conservação do Milherango ao longo da rota migratória
Número do projeto LIFE 101113618 LIFE22-NAT-DE-LIFE Godwit Flyway
Coordenador: Ministério do Ambiente, Energia e Proteção Climática da Baixa Saxônia, DE
Beneficiários: Universidade de Groningen, NL; Universidade de Aveiro, PT; Companhia das Lezírias, PT; Associação de Conservação da Natureza e do Ambiente Dümmer, DE
Parceiro Associado: Ministério do Ambiente, Departamento de Gestão de Parques e Vida Selvagem, Gâmbia
Resumo
O projeto LIFE Godwit Flyway tem como objetivo criar um refúgio seguro para do Milherango ou Maçarico-de-bico-direito Europeu (Limosa limosa limosa; nome inglês: black-tailed godwit) ao longo da sua rota migratória no Atlântico Leste. Esta ave apresenta uma tendência decrescente acentuada nas últimas três décadas, como consequência direta da intensificação agrícola, perda de habitat e aumento da predação, resultando em baixo sucesso reprodutivo e taxas de sobrevivência das crias. Manter populações saudáveis desta espécie implica reverter esta tendência, o que beneficiará muitas aves associadas a zonas húmidas. Este projeto baseia-se na experiência de um consórcio internacional com parceiros na Alemanha, Países Baixos, Portugal e Gâmbia que vão trabalhar de forma coordenada para reverter as tendências populacionais negativas desta espécie.
O LIFE Godwit flyway está articulado em 10 pacotes de trabalho, com ações que visam: 1) fortalecer e expandir as capacidades das áreas de reprodução na Baixa Saxónia, Alemanha, otimizando o habitat de reprodução e a gestão da predação, 2) melhorar os habitats de aves de zonas húmidas em locais de passagem no estuário do Tejo em Portugal, considerado um ponto migratório chave ao longo da rota do Atlântico Leste. As ações em Portugal incluirão a restauro de salinas e lagoas costeiras e a implementação de práticas agrícolas no pousio benéficas para as aves. 3) implementar práticas de cultivo de arroz adaptadas ao clima e amigas das aves e restauração de zonas húmidas na Gâmbia para fornecer habitat de invernada adequado para o Maçarico-de-bico-direito.
Página do projeto: https://www.godwit-flyway.eu/

A Exposição itinerante já passou pela tua escola?
…. podes continuar a seguir o projeto! …Algumas sugestões:
Projeto Educativo: “Adopta um Milherango!”
🌐 Plataforma a utilizar:
👉 https://www.globalflywaynetwork.org
- Escolher a secção “Tracking Godwits”
👉 No menu, clicar em “Tracking” ou aceder diretamente a:
https://www.globalflywaynetwork.org/tracks/species/limosa-limosa
2. Escolher um milherango
- Cada ave tem um nome, um mapa com o percurso, datas e locais de paragem.
- Preferencialmente, seleccionar um marcado em Portugal, por exemplo no Estuário do Tejo
3. Acompanhar a sua viagem
-
- O percurso é apresentado num mapa interativo.
- As escolas podem actualizar semanalmente o “jornal de bordo” do milherango.
📚 Atividades por disciplina
🌍 Geografia
- Traçar o percurso migratório da ave num mapa da Europa e África.
- Localizar e caracterizar os principais habitats utilizados (zonas húmidas, estuários, arrozais).
- Relacionar os percursos com pressões humanas (urbanização, agricultura, poluição, aeroportos).
🔬 Ciências Naturais
- Estudar adaptações morfológicas e comportamentais das aves migradoras.
- Identificar as funções ecológicas das zonas húmidas.
- Explorar o impacto das alterações climáticas na migração.
📊 Matemática
- Calcular distâncias percorridas entre paragens.
- Elaborar gráficos de tempo, velocidade média, duração da paragem.
- Trabalhar escalas e proporções com base nos mapas.
✍️ Português / Inglês
- Escrever o diário de viagem do milherango, em forma de carta ou blogue.
- Redigir e enviar mensagens para escolas de países por onde a ave passou.
- Trabalhar vocabulário científico e narrativo em duas línguas.
🎨 Educação Visual / TIC
- Criar uma mascote ou logótipo para a ave.
- Construir um mural digital ou físico com as etapas da migração.
- Fazer banda desenhada, vídeos ou infografias sobre a jornada da ave.
✉️ Contactar escolas noutros países
- Ver no GFN por onde o milherango passou (por ex.: Espanha, França, Holanda, Mauritânia).
- Procurar escolas através de:
- eTwinning (etwinning.net)
- Redes de centros de educação ambiental.
- Propor troca de:
- Cartas do “milherango viajante”.
- Pequenos vídeos de apresentação.
- Perguntas e curiosidades sobre a biodiversidade local.
📆 Sugestão de calendário anual
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Mês |
Atividade sugerida |
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Outubro |
Escolha do milherango, criação da mascote e diário inicial |
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Janeiro |
Exploração do local de invernada (ex.: África Ocidental) |
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Março |
Retorno à Europa: contactar escola estrangeira |
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Maio |
Chegada ao local de nidificação |
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Junho |
Apresentação final do projeto à comunidade escolar |
🎲 Atividades lúdicas e cooperativas
- Criar Jogo da migração: estilo “jogo da glória”, com casas de risco e oportunidade.
- Oficina criativa: “Se eu fosse um milherango…”, com dramatizações ou vídeos
Recursos adicionais:
A monitorização do movimentos das Limícolas
Como são monitorizadas as aves limícolas? Que métodos são utilizados para acompanhar suas rotas de migração e compreender suas necessidades? Descubra as preocupações que os biólogos enfrentam para recolher os dados sobre as populações e habitats destas espécies.
O vídeo explora como estas informações são essenciais para a conservação e gestão do estuário, revelando a importância de entender como fatores como a disponibilidade de alimentos e as mudanças no habitat afetam estas aves ao longo do tempo.
Migradores de Longa distância: Entre o Tejo e o Ártico
