Este Natal ofereça "Awe"

Este Natal ofereça "Awe"

A ciência mostra que estar próximo da natureza faz bem à nossa saúde!

Investigadores2 afirmam que "ter a natureza por perto pode servir como um amortecedor para diminuir os efeitos adversos de um evento muito stressante para os humanos", como é o caso da pandemia que atravessamos atualmente. Realizar passeios na natureza mostra estar associado a níveis mais elevados de auto-estima, satisfação e felicidade subjectiva e a níveis mais baixos de depressão e solidão.

Um outro estudo realizado por investigadoras portuguesas1 avança com uma explicação. Este estudo concluiu que  experiências de “awe”(espanto) acompanhadas de pensamentos de foco externo, como ocorre ao observar milhares de aves em voo, promove uma alteração positiva no estado de humor, interrompendo eventuais pensamento negativos e ruminativos, que poderão conduzir a perturbações mentais (depressão e ansiedade).

Assim, o EVOA preparou experiências de contacto com a natureza presenciais e até mesmo online para todas as idades, poderá oferecê-las este Natal escolhendo os nossos vouchers.

Estamos certos que uma sessão de observação de aves nas lagoas conduzirá a muitos "Awe's", seja um camão que nos surpreende ao sair do caniço ou um bando de milhares de marrequinhas a voar em sincronia.

1. Silva et all "Nature can get it out of your mind: The rumination reducing effects of contact with nature and the mediating role of awe and mood", Journal of Environmental Psychology, outubro 2020 https://doi.org/10.1016/j.jenvp.2020.101489
2. Soga, M., M. J. Evans, K. Tsuchiya, and Y. Fukano. 2020. A room with a green view: the importance of nearby nature for mental health during the COVID-19 pandemic. Ecological Applications 00(00): e02248. 10.1002/eap.2248
Terça, 8 de Dezembro de 2020