Valorizar, gerir e restaurar com AMOR as Lagunas Costeiras!

Valorizar, gerir e restaurar com AMOR as Lagunas Costeiras!

O dia mundial das Zonas Húmidas, comemora-se a 2 de fevereiro, em 2022 recorda-nos que temos de tomar ação para impedir o ritmo de perda destes ecossistemas.
O que estamos a perder?
- Zonas húmidas como a nossa, com áreas de sapal, sequestram e armazenam carbono até 55x mais rápido que as florestas tropicais.
- 40% das espécies de animais e plantas vivem ou nidificam em zonas húmidas.
- Fornecem água;
- Locais como os sapais, aqui tão expressivos, são considerados os rins da terra, purificando-a de diversas toxinas.
- Protege contra tempestades e reduzir os impactos de cheias.
- Para além do prazer que gera um passeio pelas lagoas.
Com todos os serviços que estes ecossistemas nos prestam, o nosso bem-estar também está em risco. 

O EVOA, é um exemplo do caminho que pode ser percorrido, na valorização, gestão e restauro destes valiosos locais.
Desde logo, com o restauro e renaturalização de 70 ha de pastagens junto ao sapal. Anualmente, desde a sua inauguração em 2012, tem se investido tempo, dinheiro e paixão na gestão deste património natural. É entusiasmante ver a sucessão ecológica a ocorrer, passar de áreas cobertas essencialmente de mostardeiras para o mosaico de espécies halófitas de sapal que encontramos hoje. As aves e outros animais têm respondido bem a este esforço. Em simultâneo continuamos a sensibilizar a população, esperamos ter tocado todos e cada um dos mais de 50000 visitantes que já acolhemos em alguma das nossas atividades de educação ambiental ou turismo de natureza.

No final de 2021 e no início de 2022, através do projeto “Controlo de Invasoras Aquáticas no EVOA", apoiado pelo Fundo Ambiental, na linha de Conservação de Natureza e Biodiversidade - Projetos de prevenção e controlo de espécies exóticas invasoras aquáticas e ripícolas, em parceria com o Instituto Politécnico de Coimbra, avançamos com ações direcionadas para controlo de espécies de flora exótica, como os botões de latão, e fauna em especial procurando reduzir os peixes exóticos presentes nas lagoas, quer por via da alteração dos circuitos de circulação de água, implementação de armadilhas e criação de condições mais favoráveis à utilização por parte de espécies de aves piscívoras e à fixação de casais de lontras nas lagoas.

Participe: nos próximos dias, ao realizar uma visita guiada ao EVOA convidamo-lo a plantar uma tamargueira.

Faça a sua reserva para evoa@evoa.pt ou 926458963

 

#ActForWetlands     #WorldWetlandsDay      

Terça, 1 de Fevereiro de 2022