Contributo da Companhia das Lezíria para a educação para a sustentabilidade

Contributo da Companhia das Lezíria para a educação para a sustentabilidade

A 24 de janeiro comemora-se, anualmente, o Dia Internacional da Educação.

O seu objetivo é sensibilizar a sociedade civil para que se cumpra o direito à educação, procurando-se sublinhar o seu papel enquanto meio para quebrar ciclos de pobreza e para promover o desenvolvimento social.

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, reconheceu que a educação é um pilar essencial para os seus objetivos, em particular, o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4), que assume o compromisso de garantir oportunidades educativas inclusivas e de qualidade, bem como, de aprendizagem ao longo da vida.

A educação para a sustentabilidade é, assim, um pilar crucial para a resiliência da população face aos desafios ambientais, sociais e económicos que se encontram hoje na ordem do dia.

A Companhia das Lezírias promove a literacia para a sustentabilidade, seguindo um modelo de economia sustentável, enquanto promove uma constante melhoria das suas práticas.

Os programas do EVOA atingem não só as diversas faixas etárias, mas também, a educação formal e a não formal. O EVOA desenvolve, regularmente, ações de curta duração para docentes, algumas delas conferindo acreditação.

Os interessados poderão solicitar o envio do link para assistir a duas dessas sessões, que foram realizadas online, necessitando, apenas, do preenchimento do formulário que segue na conclusão deste artigo.

O EVOA dispõe, ainda, de diversas oficinas didáticas que decorrem no âmbito dos programas pedagógicos que poderão consultar aqui . No que diz respeito à educação informal, as sessões de observação de aves diurnas e noturnas, bem como, os workshops, procuram sensibilizar todos para as boas práticas em áreas protegidas e às problemáticas que lhes estão associadas.

 

Sábado, 21 de Janeiro de 2023