Programa Pedagógico

O EVOA disponibiliza uma grande variedade de experiências educativas dirigidas aos alunos.
Os alunos, divididos em grupos de aproximadamente 15 elementos, são acompanhados permanentemente por guias especializados realizando as diversas atividades propostas.

Planeamento da Visita


As atividades propostas têm em conta os conteúdos curriculares, sempre que possível numa abordagem interdisciplinar:

O EVOA tem muitas potencialidades. Encontramos-nos totalmente disponíveis, caso pretenda abordar um tema distinto dos aqui apresentados ou caso pretenda efetuar uma visita mais específica no âmbito de um curso profissional ou de uma área ou disciplina particular. Contacte-nos e indique-nos o que pretende.

  • Jardim de Infãncia e Pré-Escolar

    A primeira visita a uma reserva natural permite estimular os sentidos e incentivar à descoberta do meio envolvente.

    As atividades propostas têm como fio condutor os sentidos: Visão, Audição, Tato, Olfato, Proprioceção. O Paladar fica reservado para o almoço. Os alunos aprenderão novo vocabulário, observando ou contactando com os objetos ou seres vivos reais e compreendendo o que fazem.

    Atividades Base

    (Meio-dia - Manhã ou Tarde, 2h a 3h de atividade)

    Olfato: No percurso até ao observatório (400 metros), os alunos explorarão este sentido, as plantas, e outros elementos naturais, como a lama, têm cheiros característicos;

    Visão: Ao chegarem ao Observatório Nascente da Lagoa Principal, os alunos darão uso aos binóculos e ao telescópio;

    Proprioceção: Ao imitarmos alguns comportamentos das aves, tomamos consciência do nosso corpo, exercitado o equilibrio e realizando movimentos invulgares. Desta forma mexida e divertida, os alunos familiarizar-se-ão com os nomes, características e comportamentos de algumas aves como: o pato-de-bico-vermelho, o pernilongo, a garça-real, o flamingo ou a Água-sapeira. Nesta atividade 

    Audição: O divertido jogo dos sons, antecede uma sessão de escuta no exterior, aqui confirmarão se os ouvidos ficaram bem treinados. Todos ficarão felizes ao conseguir identificar o Cartaxo, o Rouxinol-bravo ou a Marrequinha.

    Tato: Vamos simular o percurso das aves até ao estuário – com os pés (ou mãos/dedo) na lama (calçados ou descalços), vamos sentir o que as aves sentem, nesta lamacenta mas divertida atividade.

    Atividades Adicionais

    (Dia Inteiro, 90 minutos de atividades adicinais, acresce 3€/ por aluno )

    A vida no charco - nesta atividade os alunos irão ver o que habitualmente é invisível, com a ajuda de uma lupa, conhecerão os microcrustáceos, seres vivos extraordinários que vivem nos charcos e são base alimentar de muitos outros animais;

    A casa das Tyto - As corujas-das-torres fascinam adultos e crianças, estas aves noturnas misteriosas contarão os seus segredos a estas mentes curiosas.

    Em busca das aves na exposição - A cada aluno é atribuida a imagem de uma ave, segue-se a exploração. OS alunos procurarão encontrá-la nos painéis da exposição. Depois, divididos em grupos, aprenderão muito mais sobre estes animais.

  • 1º Ciclo - Exploradores da Natureza

    Privilegiando a aprendizagem pelos sentidos, os alunos conhecerão a Reserva Natural do Estuário do Tejo e os animais que

    aqui vivem.

    Os alunos compreenderão a importância da preservação da natureza e aprenderão que comportamentos deverão ter em espaços como este.

    Atividades Base

    Percurso com interpretação da paisagem associada à lezíria e estuário do Tejo (12 Km, caso os alunos venham de autocarro) (15 a 30 min) e exercício de escuta dos sons das aves.

    Como descobrir a biodiversidade existente numa Reserva Natural? (60 minutos)

    Através de jogos e breves atividades no Centro de Interpretação os alunos irão descobrir como encontrar e identificar espécies de flora, insetos, aves e Mamíferos;

    Atividade de interpretação do meio e orientação num mapa (30 minutos, 800x2 metros) Os alunos são incentivados a procurar vestígios de mamíferos, identificar aves, insetos e plantas, utilizando os conhecimentos obtidos nas atividades prévias;

    Sessão de Observação de Aves na Lagoa Principal (60 minutos)

    Atividades adicionais

    Meio Dia – Poderá escolher uma das atividades de 30 minutos disponíveis

    Dia Inteiro – Poderá escolher atividades de modo a prefazer 120 minutos adicionais, acresce 3€ por aluno). Caso não sejam escolhidas, serão realizadas as quatro primeiras atividades indicadas.

    AA1. “A casa das Tyto” (30 minutos) - desvendando os mistérios do estuário do Tejo, com a ajuda da coruja-das-torres

    AA2. “Macaca da migração” (30 minutos) - A Migração das aves e as zonas húmidas;

    AA3. “A vida num charco” (30 minutos) - Relações entre os seres vivos – observação com lupa binocular e recurso a esquemas;

    AA4. “Desenho de campo” (30 minutos) - O ambiente tranquilo e a paisagem envolvente servem de inspiração, esta atividade de desenho no exterior, com lápis ou aguarelas, será a recordação física das experiências vividas no EVOA;

    AA5. “Estórias do estuário” (60 minutos) -  compreendendo a interação entre os seres vivos do estuário, à medida que desenvolvem um teatrinho improvisado com as personagens e os enredos típicos deste ecossistema;

    AA6. Sessão de Observação de Aves na Lagoa Rasa (60 minutos)

    AA7. Percurso de carro elétrico com Observação do Estuário do Tejo (4,5 Km, necessário grupos mais reduzidos, máx. 12 alunos+ 1 professor por guia, valor adicional 1,50€ por aluno) (60 minutos)

     

     

  • 2º Ciclo – Jovens naturalistas - 5º e 6º ano

    Fotografia de atividade "A vida num charco", (c) Pedro Colaço

    Em Ciências Naturais é importante saber reconhecer, registar e organizar o que se encontra à nossa volta. 
    Incentivamos os alunos a trazer um caderno de campo, poderão registar as observações, desenhar algumas espécies e/ou elaborar esquemas. 
    Os alunos compreenderão a importância das reserva naturais e como as suas atitudes poderão contribuir para a conservação da natureza.  
    As atividades permitirão abordar diversos conteúdos previstos nas aprendizagens essenciais e/ou metas curriculares.

    Atividades Base

    Percurso com interpretação da paisagem associada à lezíria e estuário do Tejo (12 Km, caso os alunos venham de autocarro) (15 a 30 min);

    Exercício de escuta dos sons das aves - Quantos sons diferentes ouvimos até chegar ao CI?...inclui registo no Caderno de Campo (que cada aluno deverá trazer).

    O que registar no caderno de campo? (30 minutos) – breves atividades na exposição que prepararão os alunos para elaborar os registros no campo.

    Trajeto interpretativo com registos no caderno de campo (30 minutos, 800mX2)
    Identificação de flora, insetos, aves (pela observação e sons), contagens e registro de comportamentos, mamíferos

    Sessão de Observação de Aves na Lagoa Principal (30 minutos) 
    Será destacado, para os alunos do 5º ano, modos de locomoção, o que fazem e comem as aves que estão na lagoa, adaptações morfológicas e comportamentais ao meio;
    Em especial destaque no 6º ano - Identificação dos vários tipos de alimentos dos animais do estuário e as adaptações que possuem. Que usos os animais dão às plantas. Que espécies de flora existem na lezíria.

    Atividades adicionais

    Meio Dia (Total de 3 horas de atividade) – Poderá escolher atividades de modo a prefazer 60 minutos; Caso não sejam escolhidas, serão realizadas as duas primeiras atividades indicadas.

    Dia Inteiro (Total de 4h30min de atividade) – Poderá escolher atividades de modo a prefazer 150 minutos adicionais, acresce 3€ por aluno). Caso não sejam escolhidas, no caso dos alunos do 5º ano serão realizadas as atividades: 1,2,6 e 9; No caso do 6º ano as atividades: 1, 3, 4, 5;

    AA1. “A casa das Tyto” (30 minutos) – desvendando os mistérios do estuário do Tejo, com a ajuda da coruja-das-torres. As penas. A alimentação desta ave.

    AA2. “Macaca da migração” (30 minutos) – Após esta atividade os alunos compreenderão melhor o que envolve a Migração das aves e qual o papel das zonas húmidas nesse fenómeno da natureza.

    AA3. “Como respiramos?”  (30 min) - Atividade que permite associar os diversos tipos de sistema respiratório aos seres vivos da lezíria, observação de animais aquáticos (peixes, invertebrados e insetos);

    AA4. “Diz-me como és, que eu dir-te-ei o que comes e quem és” (30 min) - Atividade na exposição permanente sobre o sistema digestivo. Nesta atividade os alunos vão “moldar” os sistemas digestivos dos animais que vivem no EVOA;

    AA5. “À descoberta de métodos de dispersão do pólen e das sementes” (30 min) - Com cola, jornal, água e muita imaginação, vamos simular e compreender que métodos as plantas têm para dispersar as sementes;

    AA6. “A vida num charco” (30 minutos)

    AA7. O “ciclo das águas” no EVOA – Atividade de interação e descoberta do espaço em que os alunos se apercebem das formas em que é possível encontrar água no espaço, os diferentes tipos de água, como é utilizada e tratada – Peddy-paper orientado (60 min); 

    AA8. O “Solo” – que vida existe nos sedimentos, que sedimentos existem nesta zona do estuário e porque se depositaram aqui – observação com microscópios, experiências de análise das propriedades e características do solo (60 min);

    AA9. “Desenho de campo” (30 minutos) - O ambiente tranquilo e a paisagem envolvente servem de inspiração, esta atividade de desenho no exterior, com lápis ou aguarelas;

    AA10. “Estórias do estuário” - compreendendo a interação entre os seres vivos do estuário, à medida que desenvolvem um teatrinho improvisado com as personagens e os enredos típicos deste ecossistema (60 minutos)

    AA11. Sessão de Observação de Aves na Lagoa Rasa (60 minutos)

    AA12. Percurso de carro elétrico com Observação do Estuário do Tejo (4,5 Km, necessário grupos mais reduzidos, máx. 12 alunos+ 1 professor por guia, valor adicional 1,50€ por aluno) (60 minutos)

     

  • 3º Ciclo – Embaixadores do ambiente - 7º, 8º e 9º ano

    Fotografia atividade: As zonas húmidas e as alterações climáticas - Biowet - Projeto Europeu (saber mais). (c) Pedro Colaço

    Neste ciclo dar-se-á um enfoque especial, em termos de conceitos, à localização e compreensão do espaço natural e dos riscos que são inerentes à inter-relação território sociedade.1
    “Globalização, alterações climáticas, sismos, inundações e tempestades, migrações, disparidades e conflitos sobre os recursos, moldam muito dos aspetos das nossas vidas e das sociedades no planeta Terra. Lidar com estes temas complexos, exige um saber científico rigoroso, ancorado em competências-chave, capacidade de delinear estratégias de as aplicar e de as avaliar, resiliência face às dificuldades de resolução de problemas no imediato, tendo sempre presentes valores humanistas de compreensão de si e dos outros e da importância de uma postura de cidadania ativa, que se vão aprendendo, numa aprendizagem quotidiana e ao longo da nossa vida.”1
    Ao percorrerem a lezíria e observarem as margens do rio Tejo, levantam-se diversas questões associadas às metas curriculares de geografia, como se acumularam os sedimentos, como evoluiu a linha da costa;
    Tendo as aves como caso de estudo, é possível refletir sobre a variação da temperatura com a latitude e métodos de orientação.
    Os alunos ficarão com um entendimento mais claro do papel das reservas naturais e de outras políticas ambientais na preservação dos ecossistemas.

    1. Aprendizagens essências, articulação com o perfil dos alunos *7º ano Geografia

    Atividades Base

    Percurso com interpretação da paisagem associada à lezíria e estuário do Tejo (12 Km, caso os alunos venham de autocarro) (15 a 30 min);

    Os impactos do Homem no ecossistema (30 minutos) – através de uma atividade dinâmica e divertida (Role-play), os alunos refletirão sobre os impactos das ações do homem em alguns grupos de seres vivos que fazem parte deste ecossistema. 

    Realização de transeto de interpretação do meio e orientação (30 minutos) – Neste percurso pedestre, o objetivo é que os alunos aprendam ferramentas de interpretação do meio. Por fim, os alunos conseguirão identificar os passeriformes mais comuns através do som, identificar a presença de mamíferos através da análise de vestígios de presença deixados, como pegadas, dejetos e trilhos;

    Sessão de observação de aves na lagoa principal (30 min) - Que aves se encontram no EVOA nesta altura do ano, de onde vieram, onde nasceram. Como sabem quando migrar. O fotoperíodo. A variação da temperatura com a latitude, impacto nas aves. Caracterização do habitat e posição na cadeia trófica do estuário através da observação das espécies;

    Atividades Adicionais

    Poderá escolher as atividades que mais se adequam aos objetivos da vossa visita de estudo
    Meio dia – Escolha atividades de modo a perfazer 60 minutos adicionais. Caso não sejam indicadas, no caso dos alunos do 7º ano serão realizadas as atividades: 1 e 4; No caso do 8º ano a atividade 2; Para o 9º ano as atividades: 7 e 9.
    Dia Inteiro – Poderá escolher atividades de modo a perfazer 150 minutos adicionais, acresce 3€ por aluno). Caso não sejam escolhidas, no caso dos alunos do 7º ano serão realizadas as atividades: 1, 3, 4, 5, 7; No caso do 8º ano as atividades: 2, 6, 8; Para o 9º ano: 4,7,8 e 9.

    AA1. Elaborar esboço da paisagem descrevendo os seus elementos essenciais, incluindo uma retrospetiva histórica e uma descrição natural da paisagem (30 minutos) - No EVOA, os alunos têm uma vista panorâmica desde Vila Franca de Xira até à Arrábida, permitindo observar e interpretar as margens esquerdas e direitas do rio Tejo;

    AA2. As zonas húmidas e as alterações climáticas (60 minutos) – Nesta atividade os alunos são convidados a participar num projeto de monitorização da qualidade da água, que será realizado em toda a Europa (saber mais sobre Biowet), serão monitorizados parâmetros físicos, químicos e biológicos da qualidade da água, em alguns pontos definidos de amostragem. Esses dados serão processados pelos alunos, sendo que posteriormente poderão acompanhar os resultados; O objetivo é avaliar como as alterações climáticas estão a afetar as zonas húmidas;

    AA3. Visionamento de Filme “O Homem, o Território e a Água” + caso de estudo da Perdiz-do-mar (15 + 15 minutos). Neste filme, será apresentada aos alunos uma perspetiva resumida do que tem sido o impacto do homem neste ecossistema. Em seguida, os alunos conhecerão com mais detalhe a Perdiz-do-mar e o que ameaça esta espécie, sendo convidados a propor medidas de mitigação para travar a redução desta população;

    AA4. O “Solo” (30 min) - Que sedimentos existem nesta zona do estuário e porque se depositaram aqui – observação com microscópios, experiências de análise das propriedades e características do solo. Que seres vivos existem nos sedimentos;

    AA5. Vai-vem do estuário (30 min) - Atividade em grupo, na exposição permanente, de exploração de conteúdos;

    AA6. Dinâmica populacional – Atividade de estratégia (30 minutos);

    AA7. Métodos de orientação, tendo em conta o caso de estudo das aves (30 min) - Breve apresentação sobre a migração das aves e os métodos de orientação e navegação;

    AA8. Coruja-das-torres como bioindicador da qualidade do habitat (60 minutos) – Nesta atividade os alunos participarão numa sessão de análise de regurgitações, que lhes levará a aperceber-se da biodiversidade de micromamíferos no estuário do Tejo. Para além disso, observarão o que ocorre na caixa-ninho das corujas, monitorizada 24 horas por dia e poderão verificar que adaptações permitem que as corujas sejam tão eficientes a caçar;

    AA9. Quem é quem? – Atividade de cooperação, incluindo a descrição das características morfológicas diferenciadoras das diversas espécies de aves, seguida de representação e identificação da espécie (30 min);

    AA10. Oficina Ordenamento do Território (90 minutos) - Construção de um “Plano Diretor Municipal”, considerando áreas de habitação, alimentação, escolas, recreação, locais de deposição de resíduos, tendo em conta aspetos económicos, ecológicos e estéticos. Prever a evolução deste território face a fenómenos previsíveis e elaboração de um plano de contingência simples. Participação pública com role play. Comparação com a paisagem envolvente, margem direita e esquerda do rio Tejo;

    AA11. Sessão de Observação de Aves na Lagoa Rasa (60 minutos);

    AA12. Percurso de carro elétrico com Observação do Estuário do Tejo (4,5 Km, necessário grupos mais reduzidos, máx. 12 alunos+ 1 professor por guia, valor adicional 1,50€ por aluno) (60 minutos)
    Na Ponta-da-erva os alunos Observarão o estuário; distinguir biótopos presentes no estuário (sapal e caniçal), características distintivas; Observação do nível de água no estuário, distância a que se encontra da linha de vegetação; As marés - identificação de locais permanentemente submersos, zona entre marés e sapal alto, onde se alimentam as aves no estuário. Observação de aves em alimentação; Recolha de lixo trazido pelo rio;

  • Secundário - Área de Ciências – Futuros decisores - 10º, 11º e 12º ano

    Fotografia AA9 Oficina do Ordenamento do Território

    Para que possam exercer uma cidadania responsável, é necessário que compreendam os problemas e tomem decisões fundamentadas sobre questões que afetam as sociedades e os subsistemas do planeta Terra.2
    Ao percorrerem a lezíria e observarem as margens do rio Tejo, levantam-se diversas questões associadas às metas curriculares de geografia, como se acumularam os sedimentos, como evoluiu a linha da costa;
    Tendo as aves como caso de estudo, é possível refletir sobre a variação da temperatura com a latitude e métodos de orientação.
    Os alunos ficarão com um entendimento mais claro do papel das reservas naturais e de outras políticas ambientais na preservação dos ecossistemas.

    2. Aprendizagens essências, articulação com o perfil dos alunos *Biologia-Geologia

    Atividades base

    Percurso com interpretação da paisagem associada à lezíria e estuário do Tejo (12 Km, caso os alunos venham de autocarro) (15 a 30 min);

    Os impactos do Homem no ecossistema (30 minutos) – através de uma atividade de Role-play, os alunos refletirão sobre os impactos das ações do homem em alguns grupos de seres vivos que fazem parte deste ecossistema;

    Realização de transeto de interpretação do meio e orientação (30 minutos) – Neste percurso pedestre, o objetivo é que os alunos aprendam ferramentas de interpretação do meio. Por fim, os alunos conseguirão identificar os passeriformes mais comuns através do som, identificar a presença de mamíferos através da análise de vestígios de presença deixados, como pegadas, dejetos e trilhos;

    Sessão de observação de aves na lagoa principal (30 min) - Que aves se encontram no EVOA nesta altura do ano, de onde vieram, onde nasceram. Como sabem quando migrar. O fotoperíodo. A variação da temperatura com a latitude, impacto nas aves. Caracterização do habitat e posição na cadeia trófica do estuário através da observação das espécies;

    Atividades Adicionais

    Poderá escolher as atividades que mais se adequam aos objetivos da vossa visita de estudo.

    Meio dia – Escolha atividades de modo a perfazer 60 minutos adicionais. Caso não sejam indicadas, os alunos realizarão a atividade AA1.
    Dia Inteiro – Poderá escolher atividades de modo a perfazer 150 minutos adicionais, acresce 3€ por aluno). Caso não sejam escolhidas, no caso dos alunos do 10º  e 11º ano serão realizadas as atividades: 1, 3, 4, 5; No caso do 12º ano as atividades: 1,6 e 10.

    AA1. As zonas húmidas e as alterações climáticas (60 minutos) – Nesta atividade os alunos são convidados a participar num projeto de monitorização da qualidade da água, que será realizado em toda a Europa (saiba mais sobre Biowet), serão monitorizados parâmetros físicos, químicos e biológicos da qualidade da água, em alguns pontos definidos de amostragem. Esses dados serão processados pelos alunos, sendo que posteriormente poderão acompanhar os resultados; O objetivo é avaliar como as alterações climáticas estão a afetar as zonas húmidas;

    AA2. Visionamento de Filme “O Homem, o Território e a Água” + caso de estudo da Perdiz-do-mar (15 + 15 minutos). Neste filme, será apresentada aos alunos uma perspetiva resumida do que tem sido o impacto do homem neste ecossistema. Em seguida, os alunos conhecerão com mais detalhe a Perdiz-do-mar e o que ameaça esta espécie, sendo convidados a propor medidas de mitigação para travar a redução desta população;

    AA3. O “Solo” (30 min) - Que sedimentos existem nesta zona do estuário e porque se depositaram aqui – observação com microscópios, experiências de análise das propriedades e características do solo. Que seres vivos existem nos sedimentos;

    AA4. Vaivém da Matéria à Energia (30 min) - Atividade em grupo, na exposição permanente, de exploração de conteúdo. As aves - obtenção, distribuição, transformação e utilização de energia/matéria (30 min; I-IV, VI, VIII) - Atividade em equipa de exploração da exposição. Que características morfológicas e fisiológicas possuem as diversas espécies de aves;

    AA5. Métodos de orientação, tendo em conta o caso de estudo das aves (30 min) - Breve apresentação sobre a migração das aves e os métodos de orientação e navegação;

    AA6. Coruja-das-torres como bioindicador da qualidade do habitat (60 minutos) – Nesta atividade os alunos participarão numa sessão de análise de regurgitações, que lhes levará a aperceber-se da biodiversidade de micromamíferos no estuário do Tejo. Para além disso, observarão o que ocorre na caixa-ninho das corujas, monitorizada 24 horas por dia e poderão verificar que adaptações permitem que as corujas sejam tão eficientes a caçar;

    AA7. Quem é quem? – Atividade de cooperação, incluindo a descrição das características morfológicas diferenciadoras das diversas espécies de aves, seguida de representação e identificação da espécie (30 min);

    AA8. Oficina da Migração – um resultado da seleção natural, utilizando o método científico (90 minutos; MI, III, IV, VI, VII) - Análise texto e formulação de problema/ pergunta; Definição de hipóteses, variáveis e de procedimento de recolha de dados; Elaboração de tabela e gráficos, análise de resultados e elaboração de conclusão;

    AA9. Oficina Ordenamento do Território (90 minutos) - Construção de um “Plano Diretor Municipal”, considerando áreas de habitação, alimentação, escolas, recreação, locais de deposição de resíduos, tendo em conta aspetos económicos, ecológicos e estéticos. Prever a evolução deste território face a fenómenos previsíveis e elaboração de um plano de contingência simples. Participação pública com role play. Comparação com a paisagem envolvente, margem direita e esquerda do rio Tejo;

    AA10. Sessão de Observação de Aves na Lagoa Rasa (30 a 60 minutos);

    AA11. Percurso de carro elétrico com Observação do Estuário do Tejo (4,5 Km, necessário grupos mais reduzidos, máx. 12 alunos+ 1 professor por guia, valor adicional 1,50€ por aluno) (60 minutos)
    Na Ponta-da-erva os alunos observarão o estuário; distinguir biótopos presentes no estuário (sapal e caniçal), características distintivas; Observação do nível de água no estuário, distância a que se encontra da linha de vegetação; As marés - identificação de locais permanentemente submersos, zona entre marés e sapal alto, onde se alimentam as aves no estuário. Observação de aves em alimentação; Recolha de lixo trazido pelo rio.

     

  • Secundário - Ciências Socioeconómicas

    No EVOA, localizado na Reserva Natural do Estuário do Tejo e pertencente à Companhia das Lezírias, os alunos terão oportunidade de compreender as atividades económicas associadas à lezíria e estuário: da agricultura ao turismo, passando pelas pescas.


    Todos os alunos realizam um percurso com interpretação da paisagem associada à lezíria e estuário do Tejo (12 Km, caso os alunos venham de autocarro) (15 a 30 min; MI, Tema IV);

    No EVOA poderá escolher as atividades que mais se adequam aos objetivos da vossa visita de estudo.

    Meio dia – Escolha atividades de modo a perfazer 150 minutos. Caso não sejam indicadas, os alunos realizarão a atividade 1 a 4.
    Dia Inteiro – Poderá escolher atividades de modo a perfazer 240 minutos, acresce 3€ por aluno). Caso não sejam escolhidas,  serão realizadas as atividades: 1 a 5; 

    A1. Visionamento de Filme “O Homem, o Território e a Água” + caso de estudo da Perdiz-do-mar (15 + 15 minutos). Neste filme, será apresentada aos alunos uma perspetiva resumida do que tem sido o impacto do homem neste ecossistema. Em seguida, os alunos conhecerão com mais detalhe a Perdiz-do-mar e o que ameaça esta espécie, sendo convidados a propor medidas de mitigação para travar a redução desta população;

    A2. Os impactos do Homem no ecossistema (30 minutos) – através de uma atividade de Role-play, os alunos refletirão sobre os impactos das ações do homem em alguns grupos de seres vivos que fazem parte deste ecossistema;

    A3. Vai-vem EVOA, onde o mundo encontra o Tejo (30min) Atividade de perguntas e respostas sobre as atividades económicas e políticas agrícolas e ambientais nacionais, europeias e internacionais.

    A4. Sessão de observação de aves (60 min) O ecoturismo e o desenvolvimento sustentável.

    A5. Oficina Ordenamento do Território (90 minutos) - Construção de um “Plano Diretor Municipal”, considerando áreas de habitação, alimentação, escolas, recreação, locais de deposição de resíduos, tendo em conta aspetos económicos, ecológicos e estéticos. Prever a evolução deste território face a fenómenos previsíveis e elaboração de um plano de contingência simples. Participação pública com role play. Comparação com a paisagem envolvente, margem direita e esquerda do rio Tejo;

    A6. Elaborar esboço da paisagem descrevendo os seus elementos essenciais, incluindo uma retrospetiva histórica e uma descrição natural da paisagem (30 minutos) - No EVOA, os alunos têm uma vista panorâmica desde Vila Franca de Xira até à Arrábida, permitindo observar e interpretar as margens esquerdas e direitas do rio Tejo;

    A7. As zonas húmidas e as alterações climáticas (60 minutos) – Nesta atividade os alunos são convidados a participar num projeto de monitorização da qualidade da água, que será realizado em toda a Europa (saber mais sobre Biowet), serão monitorizados parâmetros físicos, químicos e biológicos da qualidade da água, em alguns pontos definidos de amostragem. Esses dados serão processados pelos alunos, sendo que posteriormente poderão acompanhar os resultados; O objetivo é avaliar como as alterações climáticas estão a afetar as zonas húmidas;

    A8. Percurso de carro elétrico com Observação do Estuário do Tejo (4,5 Km, necessário grupos mais reduzidos, máx. 12 alunos+ 1 professor por guia, valor adicional 1,50€ por aluno) (60 minutos)
    Na Ponta-da-erva os alunos interpretarão a paisagem, identificando elementos naturais e humanizados e efetuando uma retrospretiva histórica sobre o uso e ordenamento do território; Observação de aves em alimentação; Recolha de lixo trazido pelo rio;

    A9. Poderão também optar por realizar no período da manhã ou da tarde a visita à adega, montado, pinhal, conhecendo as atividades  agro-pecuárias da Companhia das Lezírias e abordando como exemplo de implementação da PAC (Politica Agricola Comum). Neste caso a visita ao EVOA será de Meio-dia e a visita à CL será no outro período, tendo um valor adicional, consulte-nos para mais informações.

  • Secundário - Artes Visuais

    Uma visita de estudo inspiradora é a garantia, da ilustração científica à fotografia, passando pelo desenho de campo, são muitas as atividades que os alunos poderão realizar.


    Meio-dia (2h30 a 3h00)

    • Percurso com interpretação da paisagem associada à lezíria e estuário do Tejo (12 Km, caso os alunos venham de autocarro) (15 a 30 min);
    • Retrato falado (30 min) - Elaboração de uma ave, com base numa descrição oral. 
    • Desenho de campo nos observatórios, incluindo sessão de observação de aves (90 min) 
    • Filme "A ilustração científica" (30 min) - Observação de ilustrações originais e contidas na exposição. Debate sobre a importância da ilustração científica para as ciências.
    Dia Inteiro (atividades adicionais, 1h30)
    • Maratona de fotografia (60 min) - Em equipas e com base numa check-list, os alunos são convidados a partilhar o seu olhar sobre o estuário e lezíria
    • Ideias abstratas num esquema simples (30 min) - Em equipas, os alunos são desafiados a representar uma ideia abstrata