Sobre a Reserva

O Estuário do Tejo é considerado uma das 10 zonas húmidas mais importantes da Europa e a zona húmida mais importante e extensa de Portugal. A sua importância é reconhecida, principalmente devido às grandes quantidades de aves aquáticas migradoras que recebe.

Os habitats do estuário constituem um mosaico de salinidade, humidade e espessura de vegetação.,criando as condições necessárias para grande riqueza biológica.

A área de sapal do Estuário do Tejo é considerada a maior área contínua e com maior significado em Portugal. O sapal tem grande concentração de matéria orgânica, devido aos sedimentos trazidos pelo rio e à decomposição das plantas que nele se desenvolvem, sendo, portanto, uma área de grande produtividade biológica. Os principais produtores primários do estuário encontram-se no sapal, estassão plantas especiais, pois estão adaptadas a elevadas concentrações de sal no meio.

Nos locais onde as águas são menos salobras, o caniço domina a vegetação, formando extensas manchas de caniçal que diversas espécies de aves utilizam para nidificar.

As salinas resultam da transformação de antigas áreas de sapal em estruturas concebidas para a obtenção de sal, apresentando diferentes tipos de tanques com variadas alturas de água.