“Do Estuário à Floresta mediterrânica: paisagens e formações vegetais” (3º ciclo)

“Do Estuário à Floresta mediterrânica: paisagens e formações vegetais” (3º ciclo)

Início
04/10/2021 09:30

Fim
30/06/2022 18:00

Visita que integra as disciplinas de História e Geografia, Ciências Naturais, Físico-química e Matemática (3º Ciclo)

Como se formaram estas paisagens, qual a influência do sistema Sol-terra-lua (Físico-química) no meio, incluindo nos animais e plantas que aqui vivem. Faremos estas descobertas ao observar as marés no estuário e demonstrando com uma atividade de role-play porque estes fenómenos acontecem.

Os alunos são ainda convidados a fazer um esboço da paisagem que encontram, localizando-se no território (Geografia).

O contraste de relevos é evidente entre as margens do Rio Tejo, que tipo de rochas estão presentes e a que dinâmicas foram sujeitas (Ciência da Natureza). Numa outra atividade descobriremos um pouco mais sobre os riscos associados a este território, a relação com o ordenamento do território. Serão ainda abordados os impactes da ação humana na alteração e ou degradação de ambientes biogeográficos. .

Por outro lado, percorreremos o montado como exemplo de sucesso de paisagem moldada pelo homem. Será possível identificar os contrastes evidentes do solo, na paisagem e compreenderemos as dinâmicas inerentes a este bioma. Iremos em busca da árvore mais alta e descobriremos como podemos usar as sombras para responder a esta questão no campo (Matemática). Por outro lado, descobriremos como se investiga o papel da floresta enquanto sumidouro de carbono.

Ficará evidente a necessidade da cooperação internacional na gestão de recursos naturais, sensibilizando para a necessidade de uma gestão sustentável do território.

 

Dia inteiro (EVOA + Floresta da Companhia das Lezírias): 14€ ou 13€ (alunos ASE)