Parceiros

 

ABLGVFX - Associação de Beneficiários da Lezíria Grande de Vila Franca de Xira

A ABLGVFX foi constituída em 1991, substituindo a Associação de Defesa da Lezíria Grande de Vila Franca de Xira, criada em 1947.

A ABLGVFX é responsável pela manutenção e conservação das infraestruturas existentes e pelas que venham a ser construídas dentro do Aproveitamento Hidroagrícola da Lezíria Grande.

Mais informação em www.ablgvfx.pt

 

Aquaves - Associação de Conservação e Gestão de Ambientes Naturais

A Aquaves - Associação de Conservação e Gestão de Ambientes Naturais, foi fundada em 1992 com o intuito de proteger os diversos habitats.

 

Câmara Municipal de Vila Franca de Xira

O concelho de Vila Franca de Xira é aquele onde o Tejo se abre ao seu Estuário. O seu território, além de ocupar as duas margens, inclui também três Mouchões: Lombo do Tejo, Alhandra e Póvoa.

O Tejo é assim um forte traço identitário do concelho. Algo com que vivemos e convivemos diariamente, sendo o Município da Área Metropolitana de Lisboa com maior extensão de frente ribeirinha: só a margem direita tem 23 kms.

Hoje, temos a possibilidade de preparar o nosso legado para quem atrás de nós vier, com base no mesmo sentimento de pertença estuarina, mas alicerçados num conhecimento científico que garantirá de forma sustentável o futuro desta relação.

O EVOA é um projeto que contribui para esse objetivo e ao qual o município de Vila Franca de Xira não pôde deixar de aderir.

Mais informação em http://www.cm-vfxira.pt
 

Companhia das Lezírias, S.A.

A Companhia das Lezírias, S.A. tem 175 anos, é uma das maiores empresas agroflorestais do país, gerindo cerca de 17,5 mil ha (175 km2) que se dividem em dois núcleos: i. Charneca do Infantado (Benavente); ii. Lezíria Grande de Vila Franca de Xira;

Do território que gere, 8 % está incluído na Reserva Natural e 64 % na ZPE e SIC do Estuário do Tejo;

Esta importância para a biodiversidade assenta num mosaico de usos do solo que na lezíria é constituído por pastagens biológicas, canteiros de arroz, sapais, valas, fortemente dependentes de uma gestão ativa que só a manutenção das atividades económicas– agricultura,  pecuária e turismo – têm garantido e poderão continuar a garantir;

Para além da conservação da natureza, como área de infiltração do maior aquífero português e como sumidouro de carbono, o arco de território formado pela CL é um precioso instrumento de ordenamento do território nas mãos do Estado, funcionando como uma barreira à expansão urbana contínua da AML.

Mais informação em www.cl.pt

 

ICNF, I.P./ RNET – Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, Instituto Público

Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, I. P. tem por missão propor, acompanhar e assegurar a execução das políticas de conservação da natureza e da biodiversidade e a gestão das áreas protegidas, visando a valorização e o reconhecimento público do património natural.

A RNET, Reserva Natural do Estuário do Tejo, serviço local do ICNB, criada a 19 de julho de 1976, insere-se na zona mais a montante do estuário e abrange uma área de  cerca de 14200 ha. Esta reserva integra um importante conjunto de habitats naturais de aves migradoras, recebendo concentrações internacionalmente importantes de aves aquáticas.

Mais informação em www.icnf.pt

 

LPN - Liga para a Protecção da Natureza

A LPN - Liga para a Protecção da Natureza é uma organização não governamental de ambiente (ONGA), sem fins lucrativos e com estatuto de utilidade pública. Foi fundada em 28 de julho de 1948, sendo a ONGA mais antiga da Península Ibérica. É uma associação de âmbito nacional, sedeada em Lisboa e com delegações e núcleos no Centro, Alentejo e Algarve.

É missão da LPN contribuir para a Conservação da Natureza e para a defesa do Ambiente, numa perspetiva de desenvolvimento sustentável, que assegure a qualidade de vida às gerações presentes e vindouras.

As principais áreas de atuação da LPN englobam:

  • Intervenção cívica na defesa do Ambiente e do património natural;
  • Projetos de Conservação da Natureza;
  • Formação, sensibilização e educação ambiental.

Mais informação em www.lpn.pt






Subscreva a nossa Newsletter


Redes Sociais





Morada

EVOA
Lezíria Sul
Vila Franca de Xira

 

Virtual & Telefone

Telem.: 926 458 963
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
www.evoa.pt